quarta-feira, 30 de abril de 2014

Crie um app para Windows Phone e Windows.

Há oito meses, o Windows Phone App Studio Beta. Mais de 400 mil de vocês usaram esse recurso, incluindo desenvolvedores novatos que criaram e publicaram seu primeiro app; professores universitários, que usaram o App Studio para ensinar design de apps em sala de aula, e desenvolvedores experientes, que estão ampliando os limites do App Studio, acrescentando extensões em Visual Studio. As suas inovações continuam a nos surpreender.

O pedido número 1 da comunidade tem sido “E sobre os apps Windows?” Hoje, relançamos a ferramenta como Windows Phone App Studio Beta. Com esse release, você pode desenvolver um projeto de app Windows universal que resulta em um app para Windows Phone e Windows, tudo em uma sessão única.
Criando um app
Você vai perceber que o preview de dispositivo que permite alternar entre Windows Phone e Windows para ver como as mudanças serão refletidas na tela, com base no tipo de dispositivo (smartphone e tablet são suportados). Você pode até mesmo fazer mudanças no conteúdo dinâmico de seu App Studio hospedado na nuvem e enviar tanto para usuários Windows Phone quando a usuários Windows quando eles executarem o seu app. E tudo isso a partir do website do Windows App Studio Beta
Windows_App_Studio_01
Quando você gerar seu app, perceberá que pode ainda baixar o aplicativo diretamente em seu dispositivo Windows, pode também baixar pacotes para publicar ou fazer o download do código fonte original para apps Windows Phone 8.0, Windows Phone 8.1 e Windows 8.1.
Windows_App_Studio_02
Crie um app com conteúdo de website mobile
Você ainda pode começar seu projeto do zero, chamando um “Empty App”, ou iniciando a partir de um das dezenas de templates. Novidade nesse lançamento, acrescentamos a capacidade de criar um template que permite a você colocar um website mobile dentro de um app, e acrescentar controles nativos, chamado WebApp. Ao simplesmente inserir a URL do website mobile, você pode criar um Web App Template (WAT) para Windows Phone. Atualmente, essa opção não está disponível para apps Windows.
Windows_App_Studio_03
Conexão com o Facebook agora disponível
Você também perceberá que acrescentamos o Facebook à nossa lista de conexões, assim você pode exibir o feed de uma página pública do Facebook em uma das seções do seu app.
Windows_App_Studio_04
Como atualizar um projeto existente no App Studio
Para aqueles de vocês que já criaram um app para Windows Phone, usando o App Studio, é fácil criar também um app Windows. Se você tem uma tela inicial opcional em seu app para Windows Phone, você vai querer adicionar um novo formato para form factors Windows. Além disso, você verá que todas as suas seções e o conteúdo estarão na versão Windows. É muito fácil.
Se você planeja publicar seu app na Store, primeiro precisará se registrar em uma conta Dev Center (taxa de assinatura anual de US$ 19). Você precisará reservar um nome para o seu app – para isso, vá ao Dev Center e reserve o Nome do App e, em seguida, informe a Identidade do App, o Nome de Exibição do App, a Publisher ID e o Nome do Publisher (do mesmo modo que ele aparece no Dev Center) em seu projeto no App Studio. Esses dados são necessários na declaração de seu app, que é necessária para o envio do seu app para avaliação. Acrescentamos o suporte para essa operação diretamente na página Publish Info do App Studio.
Certifique-se de investir tempo na criação do nome do app, na descrição dele e na imagem de tile dele para que esses elementos capturem a atenção da audiência-alvo. Então, você estará pronto para publicar na Store.
Windows_App_Studio_05
Gostaríamos de encorajar você a baixar o Windows App Studio Beta hoje. Você verá como é fácil começar a criar apps para Windows e Windows Phone. Mal podemos esperar para ver o que você criou.
Fonte: http://www.blogmicrosoftbrasil.com.br

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Infográfico: Quem usa o Twitter no Brasil.

twitter-brasil-wallpaper
Eu tuito, tu tuitas, ele tuita, nós tuitamos, vós tuitais, eles tuitam. Mas será que você sabe quem usa o Twitter no Brasil? Esse infográfico liberado pela rede social de 140 caracteres traz números interessantes obtidos pelaNielsen e mostra um pouco do perfil do brasileiro que usa o Twitter, como suas atitudes, interesses, qual plataforma usa, etc.
quem-usa-twitter-brasil-dados-infografico

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Planejamento: Os 10 Mandamentos do Marketing.



Atualmente as empresas pensam que estão fazendo o certo em suas ações de Marketing, mas esquecem de elaborar um planejamento correto que traga resultados. A seguir pesquisamos os mandamentos que irão ajudar você:

1º. Não veja Marketing como um Departamento. Quando você entender o que é realmente Marketing, você vai entender que todos na empresa são Marketeiros.

2º. Siga a Regra dos 90 dias. Os seus clientes devem ouvir falar de você a cada 90 dias. As pessoas estão sempre muito ocupadas para se preocupar com você, se você não se fizer lembrar, você vai perder o cliente.

3º. Abrace o conceito de Mudança, com todo o coração. Muito raramente o sucesso vem para aquilo que nós imaginamos originalmente. Muitas mudanças e adaptações precisam ser feitas no meio do caminho para adequar os sonhos a realidade.

4º. Nunca, nunca, nunca desista. Moisés andou pelo deserto 40 anos até chegar a Terra Prometida (e ele não chegou). Experimente pelo menos três vezes, toda e qualquer iniciativa de marketing que você fizer no mercado. Não jogue a toalha logo na primeira tentativa.

5º. Alimente os Clientes Potenciais. Clientes Potenciais se tornarão Clientes, os Clientes se tornarão Fiéis, os Fiéis se tornarão Fãs. Tenha os três tipos de clientes, sempre.

6º. Tenha tempo para Marketing. Marketing não é uma atividade que se faz de vez em quando, ou quando temos tempo, ou quando temos dinheiro. Faz-se Marketing todo dia.

7º. Faça menos Marketing. Não exagere na dose de marketing a ser aplicada no mercado. Os clientes não precisam ser inundados por suas mensagens para que você venda mais. Você não precisa fazer diversas e inúmeras atividades diferentes. Se você faz isso, elimine uma atividade por vez. Faça poucas e integradas atividades de marketing.

8º. Não pare de fazer Marketing nos Tempos Ruins. Quando é a melhor hora de se fazer marketing? Toda hora.

9º. Os Clientes são os Melhores Vendedores. Qual é o melhor lugar para conseguir novos clientes? Pergunte aos seus melhores clientes.

10º. Agradeça. Nós ainda vivemos em um mundo não-civilizado. Portanto, lembre-se sempre de agradecer aos seus clientes por fazer negócios com você. Não apenas dizendo “Muito obrigado” na saída, mas fazendo algo que realmente demonstre o seu agradecimento. Existem diversas maneiras de se fazer isso, Cartões de Agradecimento, Eventos e Vale-Compras.

É claro que eventualmente todos nós vamos deixar de seguir esses mandamentos, mas se você quebrar essas regras frequentemente, você nunca irá atingir a terra prometida do marketing.

Copa 2014: Nike lança seu comercial Quem Ganha Fica.


Os órfãos da premiada campanha da Nike para a Copa de 2010 (Escreva o Futuro), não se animaram muito desde o lançamento da primeira parte da campanha Arrisque Tudo para o Mundial deste ano. Entretanto, a marca acaba de divulgar um novo filme da campanha e, acredite, este não deve deixar ninguém decepcionado.

A peça chamada “Quem Ganha Fica”, que estreia hoje (25.04), mostra garotos que se transformam em craques durante uma pelada como Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimović e Wayne Rooney. “Nos conectamos com a paixão dos atletas pelo futebol, quer sejam os melhores do mundo que vão jogar no Brasil, ou jogadores de parques e ruas. 'Quem Ganha Fica' expõe sentimentos comuns dos jovens atletas ao redor do mundo: competir com os amigos, jogar com os seus heróis, ou sonhar em ser um deles”, comenta Davide Grasso, CMO da empresa.

O filme começa num parque com dois grupos de amigos se desafiando para um jogo no qual “quem ganha fica” – Essa característica é comum de peladas em que cada time é composto por 3 ou 4 jogadores, e os jogos são disputados num sistema de rotação onde o time que ganha a partida fica na quadra para enfrentar o próximo adversário. Logo de cara, o desafio é lançado e as apostas são feitas: “Então, acho que sou o Cristiano Ronaldo”, declara um deles.

“Temos orgulho da nossa história de campanhas de futebol divertidas e inspiradoras, que se tornaram um dos temas das conversas nos grandes campeonatos. Acreditamos no futebol corajoso, alegre e emocionante e é esse ponto de vista que desejamos divulgar”, acrescentou Grasso. “Arrisque Tudo é sobre isso. Se você estiver preparado para correr riscos, não há como prever o que você será capaz de fazer”, complementa.

“Quem Ganha Fica” tem direção criativa da Wieden + Kennedy.

Confira o filme: https://www.youtube.com/watch?v=nO0MQzGIgtU



E tem mais novidades pra copa 2014

Neymar e companhia ganharam da Nike um gadget especial nesta semana. Trata-se da pulseira inteligente Nike+FuelBand SE Metaluxe. Além da Seleção Brasileira, os times dos EUA, Inglaterra e França também vão ter acesso à novidade.

Embora planeje lançar o gadget no mercado ainda em 2014, a Nike desenvolveu uma versão exclusiva para as quatro equipes - que vão disputar a Copa do Mundo. Batizado de Yellow Gold, o modelo conta com o logo da federação correspondente a cada time numa pequena peça dourada.
Mas, pelo que se sabe, os jogadores não serão obrigados a usar o gadget. No mais, a pulseira é bem parecida com a Nike+FuelBand SE, modelo anterior da empresa. Basicamente, o gadget se conecta a smartphones e outros dispositivos e monitora atividades físicas por meio do software NikeFuel.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Facebook: manual de boas práticas.

O Facebook Brasil lançará nesta semana um manual com 10 boas práticas de marca na plataforma. O objetivo é ajudar agências e empresas de todos os portes a gerar resultados de negócio usando a rede social, que soma hoje 83 milhões de usuários ativos por mês no país e 52 milhões por dia.

Desenvolvido pela Creative Shop, divisão de criação do Facebook Brasil, o manual traz 10
recomendações centrais, todas apresentadas por meio de uma afirmação e ilustradas com cases
nacionais e estrangeiros. “Peço que questionem esta lista, que duvidem de mim. Testem, meçam
resultados e, se algo não estiver dando certo, sejam ágeis: mudem”, disse o estrategista criativo da rede social Cris Dias. E nós da Canal Digital tivemos acesso exclusivo ao novo material.

“Move fast” (Mova-se rapidamente) é sua resposta para a pergunta que está na cabeça de todos os gestores atualmente: qual será o futuro das marcas no Facebook? O alcance orgânico na plataforma caiu, o mercado sentiu o golpe e reclamou.

“As marcas terão de pagar para aparecer no Facebook, como em qualquer outra mídia”, afirma Dias.
“Mas, mesmo pagando, se não criarem um conteúdo excelente, não vão atingir 83 milhões de pessoas. Os usuários.simplesmente irão ignorá-las.”

De um ano para cá, 50% a mais de páginas foram curtidas no mundo, segundo estudos da
empresa. E a concorrência pela atenção do usuário só vai aumentar, projeta o estrategista.
“A cada dia, as pessoas fazem mais amigos e curtem mais páginas na rede. A quantidade de tempo passado no Facebook não vai acompanhar este crescimento.”

Ele ressalta também que mais da metade do tempo destinado à plataforma acontece no news
feed – este deve ser, portanto, o principal ringue de toda estratégia de marca. E admite que não existe fórmula pronta para obter sucesso, citando Rolex como exemplo. “É uma marca clássica. Textos longos para ela funcionam porque seu público-alvo tem tempo para ler e interesse em saber mais sobre seus produtos.”

Conheça a seguir as 10 boas práticas de marca recomendadas pelo Facebook, com comentários
do estrategista.

1] Uma marca é um ponto de vista.
“Não tente agradar todo mundo. Quando uso uma camiseta da Nike ou um celular da Apple, as pessoas olham e entendem o que eu quero transmitir sobre mim. Dove, por exemplo, é a marca que enaltece a beleza interior da mulher. Por isso, todos os posts de Dove devem ressaltar este ponto de vista.”.

2] Conte histórias, não apenas fatos.
“Ninguém pega o celular antes de dormir e assim que acorda por causa de marcas. No news feed, as marcas competem com histórias reais, com amigos e família. Mas a boa publicidade sempre soube contar boas histórias e, no Facebook, não é diferente. Certas coisas nunca mudam.”

3] Gatos: use apenas se você vende ração para eles.
“As marcas não estão no Facebook para ganhar likes, e sim para gerar resultados de negócio.
Todo mundo faz post baseado em datas especiais, mas todo dia do ano é dia de alguma.coisa. Faça apenas se a data for importante para a sua marca ou crie uma nova data comemorativa.”

4] Explore o poder das imagens.
“Isso é essencial. Além disso, nunca faça um banner no Facebook – é o pior tipo de banner que existe, porque ele nem se mexe. Ao longo do tempo, nós fomos treinados para ignorar banners, e nosso algoritmo penaliza gravemente quem é marcado com um ‘Não quero mais ver isto’. Faça uma imagem linda, marcante, ou invista em fotos que seus amigos poderiam ter feito. Ben & Jerry faz isso com consistência e muito bem.”

5] Texto? Curto
“Um estudo mostrou que o post de uma pessoa comum tem, em média, 16 palavras. O post mais compartilhado da história, comemorando a reeleição de Barack Obama, trazia uma imagem
maravilhosa, que a equipe guardou para aquele momento, e apenas três palavras: ‘Four more
years’ [Mais quatro anos]. É legal deixar espaço para a imaginação.”

6] Mobile ready? Mobile best
“Hoje, o Facebook tem 58 milhões de usuários ativos mensais em mobile no Brasil. Mas as marcas devem pensar no device usado, porque nosso algoritmo também decide se vai mostrar algo ou não pelo por ele. Em feature phone, não dá para mostrar imagem. Sugiro ainda fazer vídeos nativos – eles têm alta taxa de play. Se você jogar o cara para fora, ele pode ter de pagar para ver o vídeo. Também recomendo segmentar post: por exemplo, só quero exibir para quem estiver no Wi-Fi.”

7] Criador e curador de conteúdo.
“Não se trata apenas de criar conteúdo. Muitas marcas fazem um ótimo trabalho de curadoria,
com uma equipe que procura e edita histórias de pessoas reais envolvendo a marca. O Instagram da Coca-Cola é só curadoria, é 100% feito por consumidores.”

8] Consistência, consistência, consistência.
“Não conte uma história apenas uma vez. Seja consistente, senão a mensagem não fixa. Harley Davidson sempre coloca uma mulher em suas imagens, e vai repetindo aquilo. Deste jeito, a mensagem que ela quer passar acaba entrando no imaginário dos consumidores.”

9] Arte + ciência.
“Numa plataforma tecnológica, você pode usar as ferramentas disponíveis para entender o seu
público. Também pode testar, entre poucas pessoas, qual post causa mais impacto. Só mudar as cores usadas já faz toda a diferença: para vender mais, os players de e-commerce fazem testes o tempo todo. E, é claro, você deve segmentar os seus posts. O X-Tudo da Rocinha não tem verba para anunciar na Globo, mas pode impactar toda a sua comunidade com um bom conteúdo no Facebook.”

10] Entregue o conteúdo certo às pessoas certas.
“É errado falar com 83 milhões de pessoas do mesmo jeito. Nesta plataforma, você pode falar
para nichos ou fatiar o seu público. As mães não são todas iguais: um post para uma mãe de bebê deve ser totalmente diferente de um post para a mãe de uma criança de até três anos. E para mãe de adolescente, mais ainda! Fatiando a audiência, também é mais fácil deixar o usuário com aquela sensação: ‘Este post foi feito para mim!’, o que é excelente para a marca.”

A Canal Digital é uma empresa certificada pelo Facebook Brasil em Marketing em Mídia Social.

Acesse www.canaldigitalweb.tk


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vídeo: O que é e como surgiram as Redes Sociais ?

Sou professor de marketing e comunicação, e em sala de aula sempre explico o conteúdo utilizando vídeos, gráficos e músicas, o vídeo a seguir, mostra de uma maneira bastante didática o que é e como surgiram as redes sociais, porém se valendo de exemplos mais tangíveis do que o normal. Vale muito a pena conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=k3VMfbIM-Xo



terça-feira, 22 de abril de 2014

Moto 360, o smartwatch da Motorola.

Moto_360_metal_smartwatch_ft01
Se você me perguntar se eu compraria um smartwatch, a resposta provavelmente seria não, mas admito que pela primeira vez enxerguei uma luz no fim do túnel quando vi o design deste gadget da Motorola.
Além de contar com uma nova versão do sistema operacional do Google batizado de Android Wear, pretendendo levar interatividade a itens do dia a dia, o relógio conta com um visual muito mais refinado do que o Galaxy Gear da Samsung (veja aqui) e muito mais adequado a quem não deseja andar por aí com um cacareco que parece vindo de um filme de ficção científica dos anos 60.
Moto_360_metal_smartwatch_ft02
A intenção com este produto é deixar as mãos do usuário livre mesmo quando ele acessa informações de redes sociais, recebe mensagens ou simplesmente confere as condições climáticas.
Mas nem tudo são flores, segundo profissionais ligados a marca, a produção do Moto 360 é especialmente complicada devido a sua forma arredondada, o que deverá limitar sua produção.
Moto_360_metal_smartwatch_ft03
Até o momento a empresa não anunciou a data do lançamento ou mesmo o valor do gadget, mas já conta com uma parceira/concorrente, a LG, que adotou o sistema operacional e deve, em breve, mostrar seu smartwatch para o mundo. Vamos torcer para que siga a linha da Motorola!

Guia de Etiqueta para não se tornar escravo do smartphone.


O celular – esta ferramenta mágica que acessa a internet, toca música, tira fotos, armazena dados e, quem diria!, até faz ligações – é um poderoso agente “deseducador” nestes tempos modernos. Manuais de etiqueta muito interessantes circulam pela web, mas criei este guia baseado em experiências diárias.

1. Diminuirás o show de luzes e sons.
O lindo display e a capacidade de áudio dos smartphones fazem deles maravilhosos dispositivos para jogar, assistir vídeos e ouvir música. Mas ninguém gosta de ser obrigado a assistir a jogos, ouvir música ou ver vídeos, portanto não use seu aparelho como se ele fosse um alto-falante em lugares públicos.

Mantenha a tela (sempre muito brilhante) voltada para você e lembre-se de usar os fones, que por sinal vêm inclusos na compra do aparelho.

2. Removerás a mensagem “Enviado via smartphone” do rodapé do e-mail.
Compreendemos que o rodapé é uma configuração padrão, mas você pode alterá-la para algo mais pessoal, ou simplesmente deletá-la. Ambas as opções são bem mais interessantes do que inutilmente relembrar às pessoas que você escreveu o e-mail enquanto estava no metrô, ou fazendo as unhas. (Este tópico foi escrito via smartphone).

3. Não usarás o smartphone enquanto diriges.
Esse mandamento deveria ser óbvio, mas na verdade, muitas pessoas acham seus smartphones mais interessantes de se usar atrás do volante do que os celulares comuns, especialmente se o carro não tiver um sistema de GPS integrado.

Quando estamos presos e entediados no engarrafamento, os recursos multimídia e o e-mail parecem gritar por nós. Resista.

4. Não darás cotoveladas nas pessoas enquanto jogas no teu smartphone.
Sim, sabemos que os joguinhos de pilotar carros são muito divertidos. E os aplicativos que reproduzem os efeitos de som dos sabres de luz quando balançamos o aparelho são o tipo de coisa supercool-mas-inútil que fazem do smartphone um objeto de desejo. Mas pedimos, por favor: leve sempre em conta o espaço pessoal dos outros. Acerte as costelas do sujeito errado e as represálias podem ser bastante
doloridas (para você e para o aparelho).

5. Não te vangloriarás do quão bons são teus aplicativos.
Há uma diferença entre dizer “Olha que app maneiro!” e “Meus aplicativos são melhores que os seus!”. O primeiro traz consigo a ideia de compartilhamento; o segundo, de presunção. Para os proprietários de acessórios da Apple, é ainda pior, uma vez que já têm fama de se acharem superiores. Assim, não reforce o estereótipo.

6. Olharás para onde caminhas enquanto usa teu smartphone.
Não se esqueça do mundo ao redor enquanto digita. Andar por aí com a cabeça baixa enquanto joga, olha um mapa ou seja lá o que você faz com seu smartphone é um convite para esbarrões de todos os tipos em transeuntes.

7. Atentarás para redes wi-fi sem segurança.
Se você conecta seu smartphone em servidores corporativos ou possui dados da empresa dentro do aparelho, por gentileza, seja legal com o pessoal de TI e mantenha-o longe de redes wi-fi sem segurança. Sim, sabemos quanto é fácil estar conectado o tempo todo, mas você realmente quer colocar seus segredos corporativos em risco? Restrinja-se ao seu 3G/4G ou ao wi-fi pessoal.

8. Não ostentarás o teu iPhone.
O iPhone era um item para poucos há algum tempo. Mas note a palavra “era” na frase anterior. Ser dono de um iPhone não faz mais de você um membro de um clube superseleto. Ostentar o aparelho como se ele fosse um sinal de status só fará com que você pareça um chato.

9. Não abusarás do uso da câmera em público.
Smartphones, por mais que pareçam, não são perfeitos, e como apontam muitos usuários, a função câmera costuma ser um tanto difícil de manejar. Cuidado para não bloquear as pessoas – ou a visão delas – enquanto procura o melhor ângulo. A recomendação dobra se você estiver num evento com muita gente, como um show.

10. Permanecerás respeitando as regras de etiqueta para celulares comuns.
Os smartphones são diferentes e oferecem novas oportunidades de nos tornarmos desagradáveis. Não se esqueça disso: eles AINDA são celulares, ou seja, as regras para os celulares-que-só-fazem-ligações ainda se aplicam.


Algumas regras para o uso consciente de celulares-que-só-fazem-ligações.

Não usarás o fone Bluetooth se não estiver em ligação (Você, pessoa usando o fone Bluetooth! Você mesmo, que é tão importante que a qualquer momento uma ligação vital poderá ocorrer e você precisará dos braços livres para gesticular da maneira mais enlouquecida possível enquanto fala… Você mesmo! Pode parar com isso).

Não falarás ao celular num volume mais alto do que falarias num telefone comum (Às vezes os alto-falantes transmitem alguns chiados, mas eles continuam fazendo nossas vozes chegarem ao outro lado da linha, o que ainda é o objetivo principal de um celular.)

Não deixarás o celular tocando apenas para exibir seus toques “descolados”. (Ninguém precisa escutar o hino do seu time de futebol ou aquela música de que só você gosta.)

Jamais atenderás teu celular enquanto estiver no banheiro (Sim, a pessoa do outro lado CONSEGUE ouvir os barulhos do ambiente).

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mixagem online com o PartySound

A maioria ainda não conhece o PartySound, mas neste website é possível mixar on-line músicas usando como fonte os arquivos que foram “upados” para o SoundClound.
Como assim?
O serviço simula um mixer, aparelho utilizado por DJ’s para mixarem as suas músicas, fazendo transições de uma para a outra e aplicando alguns efeitos sonoros, além de um pitch totalmente funcional.
Se você conhece o software “Virtual DJ”, já sacou a proposta porém com uma diferença: você não precisa instalar nada, o serviço é online e gratuito.
Você ainda pode fazer buscas de trilhas e armazenar nos favoritos, tudo isso usando como fonte as músicas que estão lá no SoundCloud! Na boa, dá pra fazer uma festa utilizando apenas um notebook com acesso à internet.
Lembrando que este é um dos primeiros aplicativos deste tipo que surgem na web e a tendência é evoluir cada vez mais até o chegarmos em um ponto em que realmente não teremos mais que nos preocuparmos com aparelhos, apenas o nosso bom gosto musical, uma boa conexão com a internet e um boa qualidade sonora.
É a virtualização cada vez mais presente em nosso cotidiano e até onde isso vai chegar não sabemos, resta apenas assistir a tudo isso. Sinal dos novos tempos…
Acesse e divirta-se: http://www.partycloud.fm

quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 planilhas de gestão e planejamento para ajudar os empresários


Existem diversas ferramentas de gestão e planejamento que visam aperfeiçoar e facilitar a organização do negócio, desde as finanças até o controle de produção. Com elas, ser empreendedor hoje em dia é muito mais fácil do que 50 anos atrás. Com a internet tornou-se ainda mais acessível para o empresário iniciante utilizar ferramentas que aprimorem sua gestão.

Confira 10 planilhas úteis. Acesse: http://blog.luz.vc/marketing/10-ferramentas-que-podem-salvar-empreendedores-de-primeira-viagem/

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Organize on-line um Amigo Secreto de Páscoa


Para muitos a Páscoa significa a festa do Chocolate, e pensando nisso a Lojas Americanas criou um site com uma ferramenta legal para criar um Amigo Secreto, http://www.pascoasecreta.com.br/


Poderoso carregador para Notebook


Dart, um carregador móvel fabricado pela startup FINsix. A empresa, que apresentou oficialmente a novidade durante a CES deste ano, já conquistou mais de 6 milhões de dólares em investimentos da Venrock e de outros investidores anjo, mas ainda assim quis colocar o produto no Kickstarter, como uma forma de se conectar com o consumidor final.

A ideia é simples, e muito funcional: o Dart é 4 vezes menor, e 6 vezes mais leve que os carregadores tradicionais, e mantém a potência de 65 watts. Além de recarregar um notebook, uma portinha USB ajuda a recarregar simultaneamente um gadget móvel. Colorido e compridinho, o Dart também evita aquela briga por espaço em uma régua de energia, e facilita identificar qual é o seu carregador, evitando desconectar o aparelho de um vizinho de tomada.

Quem quiser aproveitar a oportunidade, que é quase uma pré-venda do aparelho, pode fazê-lo através desse link ( https://www.kickstarter.com/projects/215201435/dart-the-worlds-smallest-laptop-adapter ) – um carregador para notebooks tradicionais custa 79 dólares para entrega nos EUA (130 dólares para entregas globais, com frete já incluso), e a versão compatível com MacBooks sai por 148 dólares (nos EUA, 199 dólares para entregas globais).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Marketing: Lendo um Outdoor com QR-Code


Símbolo quase banal da sociedade de consumo, o código de barras ganhou uma nova e “descolada” dimensão. Na forma de um quadrado com inúmeros quadradinhos de diferentes tamanhos dentro, o QR Code (código de resposta rápida, da sigla em inglês) permite a um usuário de celular com câmara acessar conteúdo na internet com apenas um clique.


No país mais obcecado por celular do mundo, o Japão, o QR Code virou mania. Impresso em outdoors, camisetas, cartões de visita, classificados ou embalagens, o código é capaz de armazenar 7 mil caracteres de informação, incluindo músicas, imagens, endereços de internet e de e-mails. Basta que o código seja fotografado para que seu conteúdo seja “lido” pelo browser do celular. As possibilidades são infinitas, tanto em termos de comércio eletrônico como para a publicidade.



Cerca de 40% dos japoneses já acessaram conteúdo por meio do código de barras. O uso no Japão é tão generalizado que até os túmulos estão ganhando códigos bidimensional, permitindo acessar informação sobre o morto. O código a ser fotografado por estar impresso em qualquer lugar – em outdoors, tecido ou na tela do computador. É possível, por exemplo, comprar um ingresso mirando o celular para um outdoor com a propagando de um show.

Fora do Japão, contudo, o uso ainda é experimental. A emissora britânica BBC iniciou recentemente a venda de DVDs pelo celular utilizando o QR Code. A foto do código faz baixar no celular um trailer do filme e permite também realizar a compra. Em Paris, os códigos foram espalhados em pontos de ônibus e permitem acessar informações sobre horários e trajetos. Em um museu de Viena, algumas placas para identificação de obras também ganharam códigos, permitindo aos interessados obter mais informações no celular.

“O uso do QR Code é um caminho sem volta”, diz a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife. “Temos uma equipe grande para desmistificar esse mercado.” A operadora lançou uma campanha neste fim de ano baseada no QR code, impresso em anúncios em jornais e revistas. Ao ler o código com o celular, o usuário era levado para um hotsite onde ele podia baixar a trilha da campanha. No material impresso, a operadora dava a dica de como baixar o leitor do código no celular. A operadora não revela quantos usuários acessaram o hotsite, mas a diretora diz ter ficado “bastante surpresa com o índice de curiosidade” despertado pela campanha. “Essa foi nossa campanha mais impactante do ano e teve também o objetivo de associar nossa imagem à inovação e tecnologia”, diz Fiamma. Além de realizar campanhas “educativas” sobre o uso do QR Code, a Claro começa a trabalhar parcerias com anunciantes.

O QR Code é visto também como uma plataforma de convergência da mídia impressa pra mídia digital. Recentemente, o jornal baiano A Tarde e a revista Viagem e Turismo se tornaram as primeiras publicações jornalísticas a fazer o link imediato entre o conteúdo de papel para a internet. Anúncios com o código também começam a surgir na imprensa especializada, como a revista de publicidade Meio & Mensagem.

Mas o uso do QR Code no Brasil esbarra na questão tecnológica. O Brasil é o quinto maior mercado para celular no mundo, com 144,8 milhões de aparelhos em operação. Mas apenas 5% desses aparelhos (7,24 milhões) acessam a internet. Por outro lado, enquanto no mundo um terço das pessoas troca de celular a cada 18 meses, no Brasil metade das pessoas troca de aparelho nesse mesmo período.

A Canal Digital desenvolve projetos de marketing mobile com QR Codes, visite http://www.canaldigitalweb.tk e solicite um orçamento.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Modelo de Currículos Criativos

Para concorrer a uma vaga de emprego, o que importa mais: Currículo, portfólio ou entrevista? No final, todas as etapas são importante e em algumas situações um dos pontos de tornam mais relevantes. Por exemplo, se o setor avaliador for o RH, o currículo pode ter um peso maior para a seleção inicial enquanto se a seleção ficar com o setor de criação, portfólio com certeza contará pontos.
Emerson Silva, Gerente de Operações Digitais da Ogilvy diz que “O currículo funciona como o “Bom dia” que você dá às pessoas, é a primeira impressão entre você e quem está recrutando. Em um processo seletivo, recebemos centenas de currículos, então quem consegue aliar criatividade, mantendo a simplicidade e objetividade consegue se destacar dos demais, conquistando assim uma entrevista presencial. Nessa primeira triagem, procuramos entender quem é o candidato, que cursos fez para chegar ali, onde trabalhou, e que interesses possui. Se esses pontos forem colocados de uma forma criativa, irá ganhar destaque dentre os outros. Colocar no currículo link de redes sociais, como o Linkedin, também são muitos úteis, pois além das informações básicas sobre o candidato, possuem ‘recomendações’ de outros profissionais que já trabalham com a pessoa.”
O envio de um currículo organizado é necessário, mas, por atuarmos com criação, precisamos ter nosso portfólio atualizado e bem inspirador. A professora Universitária Meiriedna Queiroz, Publicitária e Mestre em comunicação pela UFPE explica que: “Um Currículo tem que ser funcional, adequado e se possível criativo. Se for para um profissional da área de comunicação, Design, Moda etc, é de esperar um currículo criativo porque estas profissões tem base na criatividade. Então, é sim necessário e se destaca dos demais. Mas não chega a ser um fator decisivo, o que vai ser decisivo é o que tem no currículo e também como o candidato se sobressai numa entrevista. Minha opinião é que o candidato tem que ser criativo e o currículo criativo é uma consequência disso. Ele também quer demonstrar esta criatividade na prática e conseguir demonstrar na entrevista, também tem que saber montar seu portfolio, saber se apresentar faz parte do jogo.”
Confira alguns currículos criativos, inspiradores e um bacana Mockup para download.
c6391ff9e4624d724aa4456473563352
Faça o Download dos modelos de currículos.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

TIM blah: o novo rival do WhatsApp para o Brasil

TIM blah: operadora traz novo rival do WhatsApp para o Brasil

TIM acaba de anunciar a chegada de um novo aplicativo para quem adora trocar mensagens com os amigos. Trata-se do blah, que integra serviços de voz, mensagens, vídeo-chamadas e ligações via VoIP. Ele pode ser baixado em aparelhos com Android ou iOS. A empresa ainda informa que em breve será compatível com versões para a web e tablets, concorrendo diretamente com o Viber.

Segundo uma nota da TIM, "durante o seu desenvolvimento, o blah foi testado pelos clientes TIM beta – um plano criado pela operadora para reunir usuários mais jovens e integrados às redes sociais – que enviaram sugestões para melhorias e mudanças no aplicativo". Mais de 24 mil pessoas foram ouvidas durante as fases de testes e diversas mudanças foram aplicadas nesse período.

Como funciona? 

A ativação do blah é bem parecida com a de outros apps similares, como o WhatsApp ou o já mencionado Viber. O usuários precisa fazer a autenticação o número da linha que será acionada. Em poucos instantes a lista de contatos do próprio aparelho é importada e diversas informações são mostradas. "As cores em volta da foto da pessoa identificam se ela é cliente TIM, cliente TIM e usuária do blah ou cliente de outra operadora", revela a operadora.

Toda a utilização dele é gratuita, sendo cobrados apenas os dados trafegados em redes móveis, de acordo com os contratos firmados entre cada consumidor e operadora. Será que a chegada do blah é suficiente para desbancar a liderança do WhatsApp?


Fonte: http://www.tecmundo.com.br

E-book: Anunciar na internet com resultado,



Como gerar MAIS contatos e VENDAS para seu negócio com o Google e o Facebook.
Saiba como economizar de 40% a 60% de seu investimento. Descubra como pagar menos pelos cliques no Google.  Transforme sua Fan Page em uma ferramenta de venda.
Aprenda como ter uma página vendedora em seu site.

E-book 100% grátis! acesse http://www.mauriciofantazzini.com.br/livro/

terça-feira, 8 de abril de 2014

8 livros que os empreendedores e empresários não podem deixar de ler.

Muitos empreendedores gastam cada hora do dia lidando com a gestão da empresa e  esquecem que conhecimento e inovação são fundamentais para fazer a sua uma  crescer. Separe uma ou duas horas por dia para ler livros, artigos e estudos sobre negócios e empreendedorismo.
“Um dos segredos dos empreendedores milionários é ler todos os dias!” - É o que diz diz Russell Sarder, da NetCom Learning, que fatura mais de US$ 10 milhões por ano.
Pensando nisso, o Portal InfoMoney, em parceria com a professora de Administração e coordenadora do Núcleo de empreendedorismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Rose Mary Lopes e professor de Empreendedorismo do Insper, Alvaro Armond, selecionaram 8 livros que os empreendedores e empresários não podem deixar de ler. Dentre eles estão 2 livros de um de nossos colaboradores, Pedro Mello (Startup Brasil e Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil) . 
Confira as sugestões abaixo:
“Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”(Elsevier Editora): o livro lançado pelo Instituto Endeavor traz o depoimento de mais de 50 empresários de sucesso no Brasil, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Jorge Gerdau, Marcel Telles, entre outros. “No final de cada capítulo existe um aprendizado, com uma linguagem fácil, acessível e inspiradora”, explica Armond.
“O Andar do Bebâdo”(Editora Zahar): o físico americano Leonard Mlodinow,  autor da obra, explica porque as pessoas têm dificuldades em lidar com o acaso. Para Armond, a leitura é indicada porque muitas pessoas não sabem o que fazer quando acontece algo que não estava nos planos da empresa. “Muitos têm visão racional, mas o empresário tem que aprender a lidar com o acaso. Já que o acaso acontece”, diz o professor.
“Desenhando Negócios” (Editora Campus): o autor do livro, Dam Roam, mostra ao leitor como pensar com imagens, ajudando assim a descobrir e ter novas ideias, resolver problemas de maneiras inesperadas e melhorar a capacidade de expor insights. “O livro ajuda o leitor a desenvolver a competência visual, além de ensinar a vender ideias, por meio da interpretação de imagens”, acrescenta o professor do Insper.
“Startup Brasil”(Editora Agir): Os autores Pedro Mello e Marina Vidigal contam como dez empresários, como Miguel Krigsner (O Boticário) e Alexandre Tadeu da Costa (Cacau Show), enfrentaram problemas como concorrência, crescimento além do esperado, dificuldades para entrar no mercado, entre outros, superaram estes problemas e alcançaram o sucesso. “São empreendedores de valor. Muitos quando pensam em empresários pensam nos americanos, mas no Brasil temos empresários que devemos nos orgulhar”, afirma Rose Mary.
“Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil”(Editora Évora): o livro é destinado a todos que desejam abrir um negócio voltado a tecnologia. A obra escrita por 25 especialistas explica desde contexto do empreendedorismo no Brasil até as vantagens e desvantagens de se ter sócios. “Apesar de falar sobre empresas de tecnologia, as informações servem para todos. Os cases citados são interessantes e didáticos”, acrescenta a professora.
“Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation”(Editora Alta Books): a obra de Alexander Osterwalder oferece ferramentas simples e testadas para que o empresário tente compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. “Esta ferramenta serve tanto para quem está abrindo um negócio ou para quem quer melhorar a sua empresa”, diz Rose.
“Investidor Anjo – Guia Prático Para Empreendedores e Investidores”(Editora Versos): o livro escrito por Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, é um guia que apresenta, passo a passo, como obter ou efetivar investimento-anjo, além de apresentar modelos e melhores práticas. A obra orienta tanto empreendedores quanto investidores. “É ideal para quem quer alavancar o negócio”, diz Rose.
“Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil” (Editora Saraiva): de Jacques Marcovitch, o livro conta a história de grandes êxitos empresariais brasileiros. Os casos e dificuldades da família Prado, de Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita, entre outros. “É interessante analisar como estes empresários conseguiram alcançar o sucesso em uma época totalmente diferente”, finaliza a professora da ESPM.

Hoje é o dia da morte do Windows XP


A Microsoft decreta nesta terça-feira (8/04/2014) a morte do Windows XP. As novas atualizações automáticas, que ajudam a proteger os computadores, deixarão de existir para esse sistema operacional. De acordo com a Microsoft, sem elas, o computador continuará funcionando, “mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança”.

Considerado um sistema operacional de fácil utilização, o Windows XP recebeu suporte da companhia durante 12 anos. No entanto, para a empresa de Bill Gates, criadora do programa que “deu vida” a vários computadores mundo afora, está na hora de investir recursos no suporte a tecnologias mais recentes, para continuar oferecendo novas experiências aos usuários.

A Microsoft também avisou que, após esta data, não oferecerá mais o Microsoft Security Essentials para download no Windows XP, que é usado contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados . Se o Microsoft Security Essentials já estiver instalado, o usuário continuará a receber atualizações de assinaturas contra pragas eletrônicas por tempo limitado, o que constitui risco para os usuários.

Na avaliação da empresa, outro problema para quem tem Windows XP no computador, é que os fabricantes de programas e de peças passarão a otimizar seus produtos para versões mais recentes de sistemas operacionais, trazendo problema para quem permanecer com o antigo.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Conheça a versão do Windows para carros

Assim como fez a Apple algumas semanas atrás, a Microsoft também apresentou uma versão de seu sistema operacional para carros. Pense nisso como uma versão em miniatura do Windows 8 – com interface metro e tudo mais – no painel central do veículo.

Reprodução
Como no caso do CarPlay da Apple, a ideia da Microsoft é expandir as funções presentes em smartphones, projetando-as em uma tela sensível ao toque dentro do carro. Conforme explicado na Build, evento para desenvolvedores da companhia, o produto já está em teste com carros, mas ainda é apenas um protótipo – tanto que teve falhas durante a apresentação.

Segundo o Verge, a versão atual usa o padrão de conexão Mirrorlink, atualmente presente nos telefones da Nokia com Symbian e no Xperia Z, da Sony. Algumas montadoras já trabalham com esse padrão, a exemplo de Volkswagen, Honda, Toyota e Citroen, além de empresas de acessórios, como Alpine e Pioner.
Haverá uma loja de aplicativos com produtos de rádio, mapas etc. Mas nada disso está pronto. A Microsoft sequer arriscou uma data aproximada de lançamento e também não disse se continuará usando o Mirrorlink no futuro.

Vale lembrar que há anos Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat usam versões customizadas do Windows em seus carros.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

FireChat permite conversar pelo Bluetooth no iPhone.

firechat
Apps de chat famosos como WhatsApp, Viber ou Line precisam de conexão à internet para entregar as mensagens aos destinatários. Já o novo FireChat é gratuito e permite conversar com alguém sem estar conectado à rede ou pelo Bluetooth.
Uma tecnologia do iOS 7 permite conectar-se com outros iPhones que estão próximos. O FireChat trabalha neste campo, onde é possível enviar e receber mensagens instantaneamente. Em nossos testes, a distância máxima foi de aproximadamente 30 metros, sem obstáculos como paredes no caminho.
É claro que enviar mensagens a esta distância é útil em poucos casos, já que normalmente é possível falar pessoalmente com alguém tão perto. Entretanto, os desenvolvedores do aplicativo afirmam ser possível, em atualizações futuras do app, criar uma rede própria entre os iPhones. Assim, caso o FireChat tenha muitos usuários espalhados pelo mundo todo, seria um app de mensagens totalmente livre de qualquer servidor.
Neste caso, ainda seria um app seguro contra espionagem, já que não haveria um servidor central pelo qual as mensagens passam. Por outro lado, passaria por muitos dispositivos de usuários comuns.
Apesar da tecnologia ser boa e a ideia de crescimento melhor ainda, o app atualmente é bastante precário. Não é possível conversar diretamente com um contato: as mensagens enviadas vão para uma janela comum, onde todos os usuários próximos estão ligados. O perfil de cada pessoa também é bem simples: um nome, sem foto, senha ou qualquer tipo de informação. Além de tudo, para o app funcionar, é preciso ligar a tecnologia AirDrop na central de controle.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Microsoft Office 365 para Android grátis

Algo muito criticado no Android é a falta de um bom software para trabalhar com documentos do smartphone ou tablet. Felizmente, desde hoje é possível baixar o Microsoft Office totalmente grátis na Google Play Store.
microsoft office android gratuit

O Office no smartphone não é muito diferente do programa no computador. Ao abrir o aplicativo, você deverá iniciar a sessão com alguma conta da Microsoft. Depois de fazê-lo, veremos os nossos arquivos recentes. O aplicativo se divide em três categorias: 
RecentesPastas Criar Documento.
office
O Office para Android. / © AndroidPIT
Segundo a Microsoft, o aplicativo está projetado para uso pessoal. Quem precisar de funções profissionais deverá adquirir uma assinatura do Office 365. As funções grátis, contudo, me pareceram suficientes: os documentos do Word e do Excel e a possibilidade de edição básica.
Claro, por trás dessa gratuidade está a estratégia para conseguir mais usuários no Office 365 e no serviço de armazenamento na nuvem OneDrive, que vem incluído no aplicativo.
Você já experimentou o Office Mobile? O que achou dele?

Fonte: © AndroidPIT

terça-feira, 1 de abril de 2014

Treine seu cérebro para ficar mais esperto e rápido

mente

Nem todo mundo tem as habilidades de dedução quase sobrenaturais de um Sherlock Holmes. Mesmo assim, basta treinar para conseguir construir um Palácio da Memória tão amplo quanto o do famoso detetive. Eis como você pode melhorar suas habilidades de memorização e raciocínio durante seu tempo livre.

Técnicas

Na série Sherlock, da BBC, muito das assustadoras capacidades mnemônicas de Holmes derivam de uma técnica que vem da Grécia Antiga, conhecida como “método de loci”. Acredita-se que essa técnica foi desenvolvida pelo poeta Simónides de Ceos, depois de um edifício desabar sobre um banquete em que ele estivera. Simónides deu uma saidinha para encontrar alguns convidados que estavam atrasados quando o teto do lugar cedeu, esmagando as pessoas e deixando seus corpos irreconhecíveis. Entretanto, Simónides foi capaz de se lembrar de todo mundo que estava no evento baseado apenas no arranjo dos assentos, ou seja, das posições dentro da sala — por isso este método se chama “de loci” (plural de locus, lugar). Holmes consegue um feito semelhante com fatos dissociados, amarrando as pontas de cada pedacinho de informação a um lugar de sua construção mental — o Palácio da Memória. Você também pode fazer isso, com um pouco de prática.

Organize

Seu cérebro está constantemente sendo inundado por informações sensoriais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Teoricamente, ele poderia, guardar todas as suas experiências de vida. No entanto, ele é seletivo na hora de separar o que vai para a memória de longo prazo — priorizando recordações únicas, importantes, surpreendentes ou emocionantes e deixando de lado as comuns. É por isso que você ainda se lembra do seu primeiro beijo ou daquele mico que você pagou na aula de matemática quando estava na quarta série, mas esqueceu completamente o que comeu no café da manhã na quinta passada. A técnica de memorização conhecida como chunking (algo como “organizar em partes”) tira vantagem desse efeito, fixando informações banais, como um número de telefone, através de lembranças mais potentes. Há várias maneiras de se fazer isso:

Faça um acróstico: Precisa decorar uma longa lista de compras? Pegue a primeira letra de tudo que você precisa comprar –digamos, farinha, leite, açúcar, uvas, tomates e abacaxi– e forme uma palavra com elas –como “FLAUTA”. Agora você tem um único item principal (FLAUTA) para lembrar quando estiver no mercado, em vez de seis.

Use o teclado: O mesmo método pode ser usado para sequências numéricas, como números de telefone. O número da hora certa na Califórnia era meio difícil (767-2676), mas muitas pessoas decoraram digitando o POPCORN no teclado. Isso ocorre porque “popcorn” é um vínculo muito mais forte do que uma linha de 6′s e 7′s. Você pode fazer a mesma coisa, inventando palavras ou frases a partir das letras do teclado alfanumérico do telefone.

Separe: Os cérebros com memórias medianas (obviamente, a maioria) só conseguem manipular com facilidade sequências numéricas de 4 a 7 dígitos. Então, por que 8675309 parece tão complicado, mas 867-5309 é tão fácil de reconhecer? Esta sequência tem um ajudinha de uma música famosa, mas dividir um conjunto de números em pedaços menores melhora a retenção da memória.

E não são só formatos de número de telefone que podem ser usados para separar longas cadeias de dígitos. O livro The Ravenous Brain, do neurocientista Daniel Bor, recorda um experimento sobre memória conduzido na Universidade de Cambridge: um estudante da graduação topou ser voluntário e recebeu a seguinte tarefa de ouvir uma sequência numérica e repeti-la. Se ele acertasse, os pesquisadores acrescentariam um dígito na próxima rodada; se ele errasse, eles tirariam um. No começo, ele só conseguia lembrar sete dígitos, mas ele conseguiu, ao longo de 20 meses, melhorar sua performance e recordar códigos de 80 dígitos, simplesmente separando os números. Como ele era um fã de corridas, ele convertia as sequências em tempos de volta –3492 virava 3 minutos e 49,2 segundos– o que é bem mais fácil de guardar que ficar simplesmente repetindo até memorizar.

Transforme em algo memorável: Para muita gente, é mais fácil se lembrar de frases do que de sequências de números ou listas de itens. Este é o segredo por trás dos macetes de cursinho (ou dispositivos mnemônicos, se você preferir um nome mais técnico), como “Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês” para metais alcalinos –lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr)– ou “Vovô é ateu” para a fórmula do movimento uniformemente variado — v = v0 + at.

Este método pode ser extrapolado para uma forma mais avançada, conhecida como sistema mnemônico de fixação, que usa uma lista ordenada de rimas para vincular cada item a ela. Como a Wikipédia ilustra:

1 (um) – atum: Visualize o primeiro item da lista perto do peixe

2 (dois) – arroz: Visualize uma associação entre a segunda coisa e arroz

3 (três) – mês: Visualize o terceiro item aparecendo em um calendário

4 (quatro) – pato: Visualize o quarto item associado, de alguma forma, a um pato

5 (cinco) – cinto: Visualize o quinto item amarrado a um cinto

6 (seis) – reis: Visualize o sexto item associado à figura de um rei

7 (sete) – chiclete: Visualize o sétimo item associado a um chiclete

8 (oito) – biscoito: Visualize o oitavo item associado a biscoitos

9 (nove) – chove: Visualize o nono item debaixo da chuva

10 (dez) – pastéis: Visualize o décimo item associado a pastéis

Você deve estar pensando que não é uma técnica fácil de dominar, mas depois de decorar as rimas de fixação (1 atum, 2 arroz etc.), você pode criar e memorizar listas quase ilimitadas — ou no mínimo bem mais longas do que você conseguiria por outro método.

Crie uma situação maluca: Números de telefone e listas de compras não são as únicas coisas em que a mnemônica pode dar uma forcinha para decorar — detalhes, como novos nomes e fisionomias das pessoas, podem ser facilmente recordados, desde que você ligue cada nome comum a uma memória com um impacto visual maior. Como Melanie Pinola, do Lifehacker, explica:

Para memorizar nomes e fisionomias, ele [o campeão americano de memória, Nelson Dellis] diz pegar um nome como Nelson e tentar associá-lo a uma pessoa famosa, como Nelson Mandela, por exemplo (passo 1). Então vem o passo 2, encontrar um lugar que se destaca na pessoa para ancorar isso, como, por exemplo, um narigão — imagine então o Nelson Mandela encravado no nariz da pessoa.

Quanto mais explícitas, vívidas, grotescas ou esquisitas forem as âncoras visuais que você criar, mais facilmente você se lembrará do nome da pessoa numa outra ocasião.