quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Impressora de bolso é destaque em feira de celulares.

Acessórios para smartphones e modelos ultra baratos são algumas das atrações em exposição no congresso sobre telefonia móvel que acontece em Barcelona. A impressora é prática e funcional. Confira no vídeo:

Novo game do Google usa o seu celular como joystick.

Funciona assim. Primeiro, no seu computador, você acessa o site Chrome Super Sync Sports
(é preciso usar o navegador Chrome). Em seguida, você pega o seu celular (Android 4.0+ ou iOS 4.3+; é recomendável estar conectado via Wi-Fi), acessa um determinado endereço e digita um código – ambos serão exibidos na tela do computador.

E pronto: agora você pode jogar três joguinhos bem simpáticos, de corrida, ciclismo e natação. Dá para jogar sozinho ou com outros amigos, cada um usando o próprio celular como controle. É divertido – e, principalmente, uma demonstração bem impressionante de integração entre smartphone, desktop e web.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que os usuários do Facebook curtem?


Humor, curiosidades, fotografias, produtos, serviços, protestos, invenções, notícias... O Facebook é repleto de informações e conteúdos de todos os tipos. Mas o que os usuários dessa rede social realmente procuram nas páginas que curtem?

Confira o infográfico completo do Social Mx e nos diga: você se encaixa em alguma dessas porcentagens? O que acha do comportamento da maioria de usuários do Facebook?


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas para ser um ótimo Vendedor.



Seja você um vendedor profissional ou não, em seu dia a dia está vendendo uma imagem ou ideia mesmo sem perceber. Isso demonstra que essa é uma habilidade presente em todo ser humano.

Traçando um comparativo com a vida, Marcelo Ortega – vendedor, treinador, consultor e palestrante internacional, explica: “em ambas, há pressão, metas, objetivos, dificuldades, e muitas conquistas. É preciso ter flexibilidade, garra, criatividade, persistência, técnica, comunicação, negociação… tudo isso está o tempo todo em nossa frente, e quem não sabe como lidar com essas situações, fica vendido”.
Mas se todo mundo pode ser um profissional de vendas, como se destacar?

“É impossível sugerir algo que não conhecemos a fundo, que não aprovamos para ter como nosso ou, até, que pensamos em comprar, assim como é impossível oferecer algo a um desconhecido.”, explica Ortega.
Ou seja, nos dias atuais, um bom discurso e uma boa aparência já não são mais suficientes para convencer o comprador. O profissional de vendas precisa conhecer o produto, o serviço e as reais necessidades do cliente.

Segundo Ortega, o vendedor diferenciado tem domínio técnico, argumentação variada a cada situação e faz sempre as perguntas mais assertivas para compreender o que o cliente pretende comprar e depois, fazer a oferta de algo que poderá agradá-lo. Este profissional é capaz de atrair os mais diversos compradores, independentemente do cargo, porte, ramo ou poder aquisitivo.

Selecionamos 10 dicas para tornar sua comunicação mais eficaz:
1 – Sempre tenha um objetivo em mente;
2 – Tente conhecer a pessoa antes de adivinhar suas necessidades;
3- Faça perguntas para identificar o problema do consumidor;
4 – Sempre que possível responda usando os benefícios que ele terá;
5 – Escute o que o cliente está dizendo e peça um feedback antes de passar para o próximo ponto;
6 - Faça perguntas e demonstre interesse;
7 – Antes de concluir a venda, faça um pequeno resumo e confirme que não existem questões pendentes;
8 – Transmita a sensação de urgência e prioridade no atendimento;
9 – Dê os parabéns pela nova aquisição e agradeça a confiança;
10 – Lembre-se, a chave é ouvir mais, falar menos!

Como inspiração, Ortega indica a citação de um dos melhores negociadores do mundo, “tudo que é produto de negociação é negociável” (Herb Cohen). Invista em sua capacidade e faça de 2013 um ano cheio de novos negócios!

O Microsoft Sharepoint possibilita um ambiente virtual de colaboração e desenvolvimento de ideias entre seus funcionários. Descubra tudo o que esta ferramenta oferece para os seus negócios.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Confira o que você deve fazer para tornar seus contatos profissionais mais efetivos.



Manter uma pilha de cartões de visita na sua mesa de trabalho não é sinônimo de networking. Colecionar estes pequenos pedaços de cartolina não vai trazer benefícios para a sua carreira profissional a menos que você saiba o que fazer com eles.

“Não é só ter cartões de visita, tem que manter os contatos ativos”, diz Caio Arnaes, gerente sênior da Robert Half. Mas, como transformar estes cartões em contatos de carreira mais efetivos? Confira as dicas do especialista:

1) Foco e planejamento são essenciais
A rede de contatos profissionais deve ser criada tendo em vista o seu objetivo profissional. “O primeiro passo é construir o networking em cima do mercado em que você atua ou que deseja atuar”, diz Arnaes. Deseja subir alguns degraus na sua carreira dentro do mercado em que você já atua?

Invista nos contatos dentro deste grupo de atuação. Quer mudar de rumo na vida profissional? Aposte nos relacionamentos com as pessoas que já estão inseridas no mercado que você está de olho. “Foco resolve muita coisa”, lembra Arnaes. Por isso planeje-se antes de fazer suas conexões para que elas estejam mais alinhadas às suas metas.

2) Participe de eventos regularmente
De que adianta ir a uma reunião, trocar um monte de cartões, enfiá-los no bolso e nunca mais encontrar essas pessoas? “A gente costuma falar que quem não é visto não é lembrado”, diz Arnaes.

O especialista recomenda que os profissionais participem, com certa regularidade, de eventos do mercado em que atuam. “Vá a jantares, reuniões e mantenha contato com essas pessoas”, diz ele.

3) Lembrar para ser lembrado: crie vínculos
Conheceu uma pessoa que você considera um contato importante pra sua carreira? Tente criar um vínculo com ela. “Encaminhe uma notícia sobre o setor em que ela atua, diga que ao ler lembrou-se dela e pergunte o que ela acha da reportagem”, sugere Arnaes.

Essa pessoa vai se sentir lembrada por você e, de acordo como especialista, as chances de ela se lembrar de você - quando surgir alguma oportunidade ou algo relevante para a sua atividade profissional - aumentam. Mas, cuidado! Envie mensagens personalizadas, evite mandar um e-mail para dezenas de destinatários, porque isso não vai causar uma boa impressão.

“Há pessoas que exageram, mandam a mesma mensagem para uma lista de 70 e-mails e isso não é bem visto e causa uma imagem negativa”, diz. Nestes moldes, a possibilidade desse e-mail nem ser lido e acabar na pasta de lixo eletrônico é enorme, pense nisso, antes de clicar no botão enviar.

4) Não aposte na sua rede apenas quando precisar dela
Movimentação de mercado baseada em networking é algo que acontece muito, diz Arnaes. “Conheço vários profissionais que mudaram de posição a partir da rede de contatos”, diz ele. Mas, a regra de ouro para fazer networking do jeito certo - e assim ter uma rede capaz de ajudá-lo a atingir seus objetivos - é mantê-la ativa mesmo quando não precisa dela.

Do contrário, você pode ficar com fama de interesseiro. “Não pode deixar para fazer networking apenas quando você está de olho em novas oportunidades profissionais do mercado”, explica Arnaes. A sua agenda de telefones deve ser construída pouco a pouco, ao longo de toda a sua vida profissional. Não perca contato com ex-chefes e colegas de trabalho, procure colegas de faculdade e de pós-graduação, mande mensagens, use as redes sociais para encontrar essas pessoas.

5) Saia do mundo virtual
“Se formos montar uma escala, o melhor é encontrar pessoalmente, em segundo lugar vêm o contato telefônico e, por fim, mensagens eletrônicas”, destaca Arnaes. Redes sociais são ótimas ferramentas para encontrar as pessoas, no entanto, levar estes contatos do ambiente virtual para o real é importante. Um bate papo em um café é bem mais proveitoso do que uma simples mensagem via LinkedIn.

6) Qualidade vale mais do que quantidade
Mil conexões no LinkedIn impressionam quem visitar o seu perfil. Mas, não significam muita coisa se não passarem de conexões virtuais. É certo também que gerenciar mil contatos não é tarefa das mais simples.
“Você não vai conseguir nem trabalhar”, diz Arnaes. Uma rede mais enxuta pode ser muito mais efetiva do que mil conexões inativas no seu perfil. É claro que ninguém está dizendo para você não aceitar pedidos de conexão, mas não descuide dos contatos que fazem mais sentido para o seu atual momento profissional.
“Dentro deste grupo de mil conexões, você deve pensar com quais pessoas você deve manter um relacionamento mais próximo”, aconselha Arnaes.

7) Organize seus contatos
Encontrar um relatório no meio da bagunça de uma mesa de trabalho pode ser uma tarefa hercúlea. Achar um contato importante no meio de milhares de emails na sua caixa de entrada, dezenas de cartões de visita empilhados ou em meio a milhares de conexões no LinkedIn também.

Por isso, priorize e organize seus contatos. Crie subgrupos no LinkedIn para aqueles com os quais deseja manter um contato mais próximo. Arrume os cartões de visita de modo que aqueles que considera mais importantes fiquem mais visíveis. Crie subpastas no software de gerenciamento de emails que você utiliza.

8) Crie uma rotina
Separar um determinado período de tempo para visitar a sua rede de contatos é uma boa estratégia. “As pessoas têm a tendência de procrastinar, estabelecer uma rotina evita isso”, diz Arnaes. A frequência com que você deve parar para checar como anda a sua rede de contatos é você quem vai estabelecer.

“Vai depender da intensidade e da quantidade de contatos”, lembra Arnaes. Ao investir um tempo para esta atividade, você pode perceber que está há mais seis meses sem conversar com um ex-colega e descobrir que hoje ele está trabalhando na empresa dos seus sonhos. Que tal ligar para ele e marcar um café?

Fonte: http://vocesa.abril.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Deixe o Google Chrome mais rápido, mais esperto e melhor do que nunca.


Experimente estes complementos e opções ocultas do navegador para deixá-lo ainda mais ágil do que de costume. Se você ainda não usa o Google Chrome, deveria. Quanto o assunto é velocidade do navegador - especialmente o desempenho ao executar código em JavaScript - a Mozilla e a Microsoft não podem competir com a Google. Mas o Chrome pode ser ainda mais rápido que você estiver disposto a fazer alguns ajustes “por debaixo do capô”.

Para ajudá-lo com isso, criamos esta lista com algumas de nossas extensões favoritas (todas gratuitas) para o navegador. Experimente-as e temos certeza de que em alguns dias você irá se perguntar como conseguia viver sem elas.

Acesse: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2013/02/21/deixe-o-google-chrome-mais-rapido-mais-esperto-e-melhor-do-que-nunca/



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Caneta possibilita criar impressões em 3D


Já pensou em criar um desenho no papel e puxá-lo para fora, dando-lhe vida em tamanho real? Parte dessa fantasia de infância pode se tornar realidade em um projeto que está arrecadando fundos no Kickstarter: a caneta 3Doodle.
O dispositivo utiliza a mesma lógica das impressoras 3D, mas é ainda mais prática, possibilitando criar desenhos no próprio ar, ou mesmo sobre o papel para depois montá-los como objetos.

A WobbleWorks, empresa que desenvolveu o projeto, está fazendo a pré-venda da 3Doodler no Kickstarter a partir de US$ 75 (aproximadamente R$ 150).

O material utilizado para criar os traços é plástico ABS - o mesmo presente em várias impressoras 3D. A "tinta" seca quase instantaneamente, no memento em que o material é liberado. Veja abaixo o vídeo e algumas artes estonteantes criadas com a 3Doodler.

5 razões para sua empresa ter um blog



Os Blogs são capazes de solucionar problemas e trazer muitas oportunidades para as empresas, principalmente quando falamos das pequenas e médias. Ele deve fazer parte de sua estratégia e estar integrado em sua comunicação. Há ainda muitas dúvidas e até mesmo um certo preconceito com este canal, mas quando administrado com dedicação, propósito e foco, com certeza trará bons frutos. Como sou um apaixonado por blogs e trago uma bagagem de muito aprendizado com o Ideia, resolvi escrever este texto e apresentar algumas razões que, quem sabe, não o façam investir seu tempo em um blog para sua empresa.


1. Canal de relacionamento ou vendas?

O blog é um canal de relacionamento e conteúdo, deve-se evitar colocar muitas promoções ou qualquer outra coisa que possa afastar seus leitores. Porém, isso não significa que não seja também um canal de vendas, pelo contrário, ali você pode atrair e conquistar novos clientes, pois ao discutir sobre o mercado, serviços que provavelmente oferece e desafios do público alvo, você está consequentemente fortalecendo seu nome perante as pessoas que querem comprar o seu produto.

2. Aumento do tráfego do seu site

Se você possui um site institucional sem muita interação, provavelmente deve receber poucas visitas e não gerar um bom fluxo. Com um blog, esse cenário pode mudar, mais usuários irão conhecer sua empresa e você conseguirá fortalecer a sua lembrança e força de marca na cabeça desses usuários. Além é claro, de receber muitas visitas pelo Google ou outros sites de busca.

3. Criação de uma comunidade

Um blog pode fazer com que você entenda muito melhor o seu público. Rodrigo Fukunaru, um dos colaboradores do Ideia, sempre diz que uma empresa é feita de perguntas, as respostas nunca estarão ali dentro. Estou dizendo isso, pois ao promover discussões nos comentários do posts do seu blog, você poderá se aproximar e compreender melhor o que as pessoas pensam sobre sua marca, produtos e serviços, respondendo inclusive algumas dúvidas e fazendo com que você os possa identificar melhor. Com isso, você cria uma comunidade de pessoas de com interesse em comum, aprendendo muito em todo este processo.

4. Uma equipe motivada e colaborativa

Quando você permite que sua equipe também produza conteúdo no blog da empresa, pode aumentar o sentimento de pertencer e torná-los mais motivados na busca por conhecimento, aumentando inclusive a credibilidade deles diante a seus clientes. Além disso, ajuda na criação uma cultura organizacional voltada para a criatividade, colaboração e participação.

5. Um verdadeiro aprendizado

Se você realmente levar a sério e estudar e pesquisar muito para manter o blog da sua empresa atualizado, irá dominar muito mais sobre seu negócio e produto, além de aumentar e melhorar os argumentos na hora das vendas. Em outras palavras, você acaba se tornando um verdadeiro professor e isso te dará mais credibilidade e confiança.

E você? O que acrescentaria?

Poderia dizer diversos outros motivos, mas gostaria de saber sua opinião:

O que acha destas razões? Sua empresa tem um blog e isso realmente acontece? O que mais acrescentaria de vantagens para uma empresa ter um blog?

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que seus amigos mais curtem no Facebook?



Em oito anos, o Facebook passou de um pequeno experimento num dormitório da Universidade Harvard para o site mais visitado do mundo. Hoje, metade das pessoas que usam internet no planeta está registrada na rede social. O Brasil é o segundo país com mais usuários. E o primeiro em volume de postagens. São milhões de posts e fotos publicadas diariamente. Os usuários comentam e curtem o que foi publicado por amigos. A cada clique, revelam um pouco de si mesmos. Isso permite ao Facebook faturar bilhões com propagandas dirigidas aos hábitos e interesses deles.

>> Como fazer amigos de verdade em tempos de Facebook

O Facebook sabe que esse vasto conteúdo tem muito valor e, espertamente, nunca deixou o Google ter acesso a ele. O Google consegue encontrar os perfis de pessoas, mas não vê seu conteúdo. Agora, o Facebook aproveitará melhor seu tesouro tão bem guardado. O site lançou uma nova ferramenta de busca que vasculha quem está no site, suas preferências e o que elas publicam por lá. Quer saber um bom restaurante para ir hoje à noite? Basta digitar “restaurantes próximos” e esperar que o Facebook indique os locais por perto mais curtidos por seus amigos. Com isso, os resultados são bem mais pessoais que em outros buscadores. Tudo na busca do Facebook passa pelo filtro das preferências de seus amigos.

>> Você é viciado em Facebook? A ciência responde; faça o teste e descubra

Com a nova ferramenta, o Facebook espera se tornar ainda mais útil e popular. Quanto mais tempo você passar por lá, menos ficará na concorrência. Graças ao acúmulo das buscas, o Facebook começa a aprender o que seus usuários mais procuram. Com esses dados preciosos, pode realizar uma distribuição mais precisa dos anúncios ou das páginas patrocinadas na rede.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tamagotchi, febre nos anos 90, está de volta em game para o Android.


Ele voltou: o Tamagotchi, o primeiro dos bichinhos virtuais, que virou febre em meados da década de 90 no Brasil e no mundo, foi relançado hoje, 15, pela criadora, a empresa japonesa Bandai Games, na forma de um aplicativo gratuito para o sistema operacional Android. O bichinho está de volta em comemoração a seus 16 anos de sucesso, e ganhou até um site especial, o Tamgotchi Life.

Você escolhe de que forma quer cuidar de seu Tamagotchi: há um modo em tela cheia ou outro, para os nostálgicos, que simula o formato de ovo em que vinha o brinquedo original. Há as tradicionais opções de alimentá-lo, brincar, dar broncas, remédios, para o caso de doenças, apagar a luz para que ele durma, etc.

Logo que iniciado, o game também solicita permissão para o envio de notificações. Caso você as ative, prepare-se para ser alertado a toda hora das necessidades e desejos de seu Tamagotchi: comer, dormir, brincar, etc.

Diferentemente do original, o app possibilita que você mantenha uma série de Tamagotchis, de várias cores e formatos e ainda compartilhe o cotidiano deles via Facebook.

Download do apk em :
http://www.4shared.com/android/CGPyBJ6e/tamagotchilife.html

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aplicativo Disconnect permite que você não seja rastreado na Internet.



Internautas mais experientes sabem que muitos sites rastreiam seus passos na internet com o uso de “cookies” armazenados pelo navegador. Serviços como o Facebook os usam para autenticá-lo como um usuário válido enquanto você visita o site, por exemplo.
Mas as empresas também pode usar cookies para rastrear o que você está fazendo quando visita outros sites. Por exemplo, se você estiver logado no Facebook e visitar um site como oHuffington Post, um widget no site irá lhe mostrar uma lista das matérias que seus amigos no Facebook estão lendo naquele momento. Por sua vez, o Facebook usa esta informação para lhe mostrar anúncios com base nos sites que você está visitando.
Se este tipo de “personalização” da web lhe deixa desconfortável experimente o Disconnect (disconnect.me), uma extensão gratuita para o Chrome, Firefox e Safari que bloqueia as tentativas de rastreamento online. Ao contrário da maioria das extensões que prometem tornar seu histórico de navegação anônimo, o Disconnect monitora os dados que seu navegador troca com os sites e bloqueia seletivamente o tráfego para serviços que rastreiam sua atividade online, sem bloquear os sites propriamente ditos. 
Visite o site Disconnect.me e clique no botão azul que diz Get Disconnect para instalar a extensão em seu navegador. Um pequeno ícone irá surgir na barra de ferramentas mostrando o número de pedidos de rastreadores recebidos nos sites que você visita. Por padrão a extensão bloqueia o rastreamento via Facebook, Google, LinkedIn, Twitter e Yahoo, mas é possível clicar no ícone para bloquear ou permitir seletivamente o rastreamento por um ou mais serviços.
E não tenha medo do Disconnect atrapalhar sua navegação quando você realmente quiser visitar o Facebook ou o Twitter: durante meus testes consegui manter meu histórico privado sem prejudicar o uso de nenhum dos serviços que são filtrados pelo Disconnect.
Proteção em redes públicas
O Disconnect também lhe ajuda a se manter seguro ao acessar a internet em redes Wi-Fi públicas, já que força o acesso via HTTP Seguro (HTTPS) a sites como o Facebook, Gmail, LinkedIn, Twitter, Yahoo e YouTube (embora alguns destes sites, entre eles o Facebook, Gmail e Twitter, já sirvam páginas via HTTPS por padrão). O acesso via HTTPS criptografa os dados da conexão, como seu nome de usuário e senha para login nestes sites, impedindo que sejam interceptados por um malfeitor “na escuta” na rede do aeroporto, shopping ou café. 
O Disconnect não irá mantê-lo completamente anônimo, mas se for usado em conjunto com uma rede virtual privada (VPN) anônima como o ToR (www.torproject.org), torna muito mais difícil que descubram quem você é, ou o que está fazendo online.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Assista ao vídeo criativo Firefly.


firefly_dest
Que tal aproveitar a noite para dar uma volta pela cidade utilizando um skate com luzes neon? O skatistaJan Minol teve essa ideia e contou com a ajuda da equipe do Samadhi production para idealizar o vídeo ‘Firefly’. Segundo o descritivo no vimeo, o cara não só criou e andou, como também editou e cuidou da pós-produção.
Para acompanhar seu passeio noturno, foi colocado um drone da Jamcopters. Não há a execução de nenhuma grande manobra, mas pelo clima que o vídeo passa, pode ser que essa tenha sido justamente a ideia: um passeio tranquilo (e azul) sob a luz da Lua.
Assista abaixo ao ‘Firefly’. Mas logo depois está o making of que a Samadhi disponibilizou, contendo mais algumas belas imagens do projeto. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

App de convites sexuais para amigos faz sucesso no Facebook.



Um aplicativo de potencial "explosivo" está ganhando adeptos no Facebook a uma taxa de cinco usuários por minuto. Trata-se do "Bang With Friends", cuja proposta é ajudar você a "anonimamente encontrar amigos que tem interesse em um encontro sexual".
O funcionamento é bastante simples. Ao se logar no app (dica: autorize a publicação "somente para eu"), surge uma tela com todos os seus amigos do sexo oposto - ou os que não definiram sexo no perfil na rede.
Para selecionar os que você tem interesse, basta clicar no botão "Down to Bang" abaixo da foto do escolhido. A ferramenta só avisa essa pessoa se ela também estiver usando o app. 
No entanto, nesse ponto há um problema de privacidade que pode ser bastante embaraçoso. Quem acessa a ferramenta pela primeira vez pode ver quem mais a está usando antes de dar a autorização. Neste ponto, o anonimato vai por água abaixo.
Ao blog Mashable, os criadores da ferramenta (que preferem permanecer anônimos) disseram que, devido ao sucesso, planejam ampliar os recursos - como exibir amigos do mesmo sexo e uma versão para iPhone

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Veja os comerciais do Super Bowl 2013



Atração paralela ao jogo, os comerciais do Super Bowl neste ano ganharam importância especial como distração durante a parada de mais de 30 minutos, causada por uma sobretensão que apagou as luzes durante o terceiro quarto.

A maioria dos anunciantes apostou no humor e em famosos para vender seus produtos no espaço de publicidade mais caro da TV americana, cujo custo médio para comerciais de 30s atingiu o preço recorde de US$ 4 milhões (R$ 7,9 milhões) em 2013.

Entre os destaques, a modelo Bar Refaeli, a piloto da Nascar Danica Patrick, os músicos Stevie Wonder e Psy, os atores The Rock, Seth Rogan e Paul Rudd e o jogador de basquete LeBron James, além de trailers dos filmes “Homem de Ferro 3″ e “Velozes e Furiosos 6″. A maioria dos spots foi disponibilizado no Youtube com o passar do jogo pelo canal Ad Blitz.

Veja todos em http://globoesporte.globo.com/platb/overtime/2013/02/04/os-comerciais-do-super-bowl-47/

Coca-Cola traz de volta os Ursos Polares em propaganda.


2013 começou com uma volta no tempo para a Coca-Cola. Ela vai resgatar a campanha dos Ursos Polares (“ Polar Bears”) que foi sucesso nos anos 90 e se tornou um dos ícones da marca. Dessa vez mostrando a integração entre a família. E para dar início, lança um pequeno e belo filme de 6 minutosproduzido por Ridley Scott
Abaixo você confere o comercial de 30″
E então? O que achou do resgate? Vamos ver se eles vão aparecer por aqui no Brasil…

Uma Faixa de Pedestres que acende.


Essa foi a ideia da IBM na Holanda para incentivar de forma criativa ainda mais o uso desse item de segurança pela população.

Será que uma ideia dessas aqui no Brasil daria certo? Já que infelizmente muitas pessoas – e motoristas – não respeitam as faixas de pedestres…


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como aumentar sua criatividade?



Dúvida recorrente da maioria dos web designers, principamente aqueles que estão começando, a criatividade é considerada a maior dificuldade e o bem mais precioso que encontramos em nossa profissão. O problema é que nem sempre encontramos a tal criatividade. E agora? O que fazer?

2. Brainstorm. Essa palavra afrescalhada nada mais é do que “tempestade de idéias”, que também soa como outra frescura. Mas nada mais é do que você juntar todo mundo da equipe e ficar soltando idéias pra todo mundo, o vulgarmente conhecido como “peidando idéia”. (desculpe a expressão, não pude segurar, aí tive que… “soltar” a expressão).  Um vem com uma idéia, outro com outra idéia. Às vezes o início da idéia de um é bom mas o final não. Já o outro amigo tem um final melhor do que do outro amigo. Dessa confusão pode vir algo criativo. Essa prática é feita normalmente em grandes agências. Muitas propagandas premiadas não nasceram de uma pessoa só que tinha o dom da criatividade, mas de várias pessoas que soltaram uma ali e outra aculá.

3. Relaxe. A criatividade muitas vezes não vem durante o trabalho. Vem quando você está relaxado. Isso é muito comum. Pode vir enquanto você está dirigindo, sentado no metrô, deitado na cama ou até mesmo lavando prato. Como sua cabeça está vazia e você está relaxado sem estar focado em nada, a idéia vem. Normalmente o start dessa idéia ocorre quando você vê alguma coisa durante esse relaxamento ou quando vem algum pensamento ou memória, desencadeando a idéia.

4. Durma. Se você passou horas e horas pensando e nada que preste veio, então vá dormir. Estudos de cientistas americanos mostram que o sono estimula a criatividade. O estudo feito por Sara Mednick, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, e colegas mostra que a fase REM estimula diretamente o processamento criativo mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. Por isso, não é raro a gente ir dormir sem solução para um layout e acordar com uma solução criativa pronta na cabeça, faltando apenas jogar para o computador.

5. Estude. Criatividade, principalmente em web design, segue tendências. O que é bonito hoje provavelmente não será bonito amanhã. Por isso é importante sempre se manter atualizado, estudando novas soluções de layout, continuando a ler este blog periodicamente e fazendo cursos de atualização, principalmente cursos que propõe você a produzir e estimular sua criatividade como este aqui.

Muitos acham que é dom, que as pessoas já nascem com ela. Sem dúvida existe alguma verdade nessa afirmação afinal em todas as profissões encontramos pessoas de criatividade rara, que vão desde os mestres do Futebol como Pelé e Garrincha até grandes músicos como Tom Jobim e Roberto Carlos. (Claro, Roberto Carlos! Vai me dizer que um cara que conseguiu colocar na letra de uma música a frase “nos programas vespertinos de televisão” cujo tema são as baleias, isso não seria uma grande prova de criatividade?).

Porém existe um nível de criatividade que todos nós podemos adquirir com o aprendizado. Assim como qualquer um aqui pode aprender a tocar guitarra. Uns vão demorar mais, outros menos, mas com disciplina e determinação com toda certeza você também será capaz de tocar tal instrumento. Tá, é bem provável que você não chegue aos pés de Eric Clapton e Mark Knopfler mas você poderá tocar guitarra ao nível de um guitarrista do NXZero, Charlie Brown Jr ou CPM22, porquê não?

O que estou querendo dizer é que para fazer layouts bonitos e profissionais não é preciso nascer de novo. Basta ter disciplina e seguir algumas regrinhas que vou dizer aqui. A idéia é trabalhar melhor o seu bom gosto, apurando seu sentido visual e assim sair do amadorismo. Tudo isso a gente pode aprender. Aqui vão algumas dicas.

1. Observe e Questione! Essa é uma dica que costumo dar a todos os meus alunos. Como ser criativo sem observar e questionar a criatividade dos outros? É, nesse caso só nascendo de novo e vindo com esse poder. Agora, se você não está afim de nascer de novo para ter esse dom de ser criativo sem influência de ninguém, passe a observar e questionar. Veja o layout do meu site. Por que eu utilizei essas cores? Por que esse fundo? Por que coloquei meu logotipo do lado esquerdo e não do lado direito? Vá até a televisão. Por que a vinheta da Globo tem o fundo branco? Por que aquele som? Por que a Globo sempre utiliza a mesma fonte em todas as chamadas, reportagens e vinhetas de novela? E por que a Record imita essa fonte? Por que a maioria das marcas de empresas de tecnologia são na cor azul, preto, vermelho ou cinza? Por que nenhuma tem a cor rosa-choque? Passe a observar, perguntar e procurar as respostas. Ao procurar as respostas você aprende e vai guardar isso na memória. Quando pedirem para você fazer um logotipo de empresa de tecnologia, por exemplo, você já vai saber porquê utilizar azul, preto, vermelho ou cinza, ou até mesmo arriscar e ser ousado num logotipo rosa-choque.

Fonte: http://www.brunoavila.com.br/avante/

Novo documento de rescisão de contrato começa a valer hoje, conheça as mudanças.



O uso do novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho é obrigatório a todos os empregadores que demitirem seus funcionários sem justa causa a partir de hoje (1º). O documento deveria ter se tornado obrigatório em 1º de novembro de 2012, mas a vigência foi adiada devido à baixa adesão das empresas ao termo, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, os empregadores tiveram mais de seis meses para se adequar ao novo termo, que foi aprovado em julho de 2012. De acordo com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, não há possibilidade de prorrogar o prazo.

Sem o termo de rescisão, nenhum trabalhador pode sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o seguro-desemprego nas agências da Caixa Econômica Federal. Essa impossibilidade também vale para trabalhadores domésticos que tenham FGTS.

De acordo com um balanço divulgado pela Caixa, em novembro 41% dos empregadores tinham aderido ao novo termo até o período, o que foi considerado um percentual baixo pelo Ministério do Trabalho.

No novo modelo, as verbas rescisórias devidas ao funcionário e as deduções feitas deverão ser detalhadamente especificadas. No documento, também devem constar adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, horas extras, férias vencidas, aviso prévio indenizado, décimo terceiro salário, gorjetas, gratificações, salário família, comissões e multas. Ainda deverão ser discriminados valores de adiantamentos, pensões, contribuição à Previdência e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). De acordo com o governo, o objetivo é facilitar a conferência dos valores pagos e devidos ao trabalhador.

“O novo termo trouxe mais segurança para as duas partes. Para o trabalhador, porque detalha todos os direitos rescisórios, como valores de horas extras, de forma minuciosa. Consequentemente, o empregador também se resguarda e terá em mãos um documento mais completo, caso ocorram futuros questionamentos, até por parte da Justiça Trabalhista”, informou, em nota, o ministro Brizola Neto.

O novo termo deverá ser impresso em quatro vias, uma para o empregador e três para o empregado – duas delas deverão ser entregues à Caixa para o saque do FGTS e a solicitação do seguro-desemprego.

Fonte: Ministério do Trabalho

Como agendar postagens em mídias sociais.



Quem trabalha com mídias sociais de forma estratégica para alavancar seu canal, precisa estar sempre movimentando estas mídias, porém, nem sempre podem ficar o tempo que desejam em frente ao computador, com isto estes serviços de agendamento facilitam sua vida, permitindo que você realize um planejamento do que deseja para um determinado dia de trabalho e logo pela manhã agende  todas as postagens que deseja publicar em horários específicos durante o dia.

No Facebook http://apps.facebook.com/postcron/ 
(Somente habilitado para páginas e não para perfis)

No Twitter
https://www.socialoomph.com/login

- Faça o cadastro neste serviço para usufruir do recurso de agendamento. Para criar a conta basta clicar na opção “Register” e fornecer corretamente os dados solicitados, dando uma atenção especial para o fuso horário, pois,  se não estiver no horário correto da sua região o agendamento não funcionará adequadamente.

- Após feito o cadastro e estando presente na administração da ferramenta, na lateral esquerda procure por ”Social Accounts” , escolha “Add new Account” e depois escolha “Add Twitter“, autorize o seu Twitter para ter acesso a este serviço.

Feito esta etapa já é possível agendar postagens associando as postagens a  esta conta de Twitter que foi cadastrada, seguindo as próximas etapas:

- Entre as várias opções existentes no serviço, escolha  “Add a New Scheduled Status Update“;

- Escreva o conteúdo de deseja publicar; ( a ferramenta já tem um encurtador de link, sendo necessário clicar na opção “shorten URL” para que isto aconteça”

- Defina a data e horário  que deseja publicar a  postagem;

- Clique em “Save“, feito isto no horário específico a postagem entrará no seu Twitter