segunda-feira, 15 de abril de 2013

Facebook, como transformar seguidores em consumidores.



Nos últimos anos, o Facebook se tornou um dos principais meios de comunicação para as empresas. Este canal ganhou força impulsionado pela sua gigantesca base de usuários, novos recursos de mídia com custos relativamente baixos e por ser um canal de mão dupla entre empresa e cliente, o que gera um enorme potencial de relacionamento entre consumidor e marca.

Entender suas características e desenvolver um plano de ação para este canal é de essencial para a empresa obter retorno deste canal, e quando falamos em e-commerce, isso quer dizer novos consumidores, fidelidade e, é claro, conversão em vendas.

O relacionamento é a principal característica do Facebook e com certeza o pilar de toda estratégia, o que não vem sendo trabalhada pela maior parte das empresas presentes na rede. A possibilidade de falar e ouvir a opinião dos clientes deveria trilhar a forma como a marca se comunica com seus seguidores, gerando verdadeiros fãs das empresas. No entanto, a maioria das páginas não oferece o que seus seguidores buscam, mas sim uma distorcida imagem sobre o que gera engajamento na rede.

Segue algumas dicas para transformar seus fãs em consumidores:

- Não basta ter uma base grande de fãs e um conteúdo sem interesse. Não basta ter um ótimo conteúdo se você não está falando pra ninguém. Divulgue sua página em todos os seus canais de comunicação, invista em Face Ads e crie conteúdo interessante para sua base.

- Conheça seu público e o que ele se interessa (ver infográfico).

- Crie um planejamento de posts, com base em uma linha editoria e temas de interesse do público. Monitore e analise quais são os que têm maior engajamento.

- Insira sua marca e seus produtos aos poucos. Com o tempo você ganha confiança dos seus fãs e ele aceitarão melhor esse tipo de divulgação.

- Venda seus produtos de forma indireta, mostrando utilidade, formas de usos, e ao final disponibilize o link. Não seja tão direto. O cliente quer uma solução, uma oportunidade.

- Estimule que seus clientes compartilhem a experiência positiva que teve com sua empresa e produtos.

- Planeje, crie metas e mensure seus resultados.

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