terça-feira, 31 de maio de 2011

Brasil é o país que mais cresce no Facebook.


Mais de 19 milhões de brasileiros já se inscreveram na rede social mais popular do mundo.

O Brasil foi o país com maior crescimento, em número de usuários únicos, no Facebook durante o mês de maio. Segundo relatório do site Social Bakers, o número de usuários brasileiros na rede social cresceu 11% em relação a abril e chegou a marca de 19,09 milhões – 1,949 milhão de pessoas se cadastraram no site.

Em seguida aparecem a Indonésia (1,5 milhão de novos usuários), Filipinas (1,3 milhão), México (1,1 milhão) e Argentina (1,06 milhão). Com isso, o Brasil já é o país sul-americano com maior número de usuários na rede social criada por Mark Zuckerberg, deixando para trás Argentina, Chile e Colômbia, onde o site se tornou popular antes.

Levando em conta a América Latina, o México supera o Brasil com 24 milhões de usuários.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso Oficina sobre Redes Sociais

Conforme prometi aos alunos do Curso de Redes Sociais aqui estão os slides com todo o conteúdo. Criem suas contas no Slideshare para que possam efetuar o download.

sábado, 28 de maio de 2011

YouTube completa 6 anos batendo todos os recordes.


Em comemoração ao 6º aniversário que o YouTube completa este mês, o Google lançou uma série de dados relativos aos impressionantes números de seu todo-poderoso site de vídeos.

De acordo com o gigante da web, a cada minuto nada menos do que 48 horas de vídeos são subidos para os servidores do serviço, ou o dobro da cifra registrada em 2009, por exemplo. Além disso, o site afirma que desde o último final de semana tem atingido a impressionante marca de 3 bilhões de visualizações por dia — o equivalente a metade de toda população mundial.


“(…) Nós sempre nos impressionamos e nos inspiramos pela quantidade e qualidade dos vídeos enviados para o site todos os dias. De nossa parte, estamos em contante evolução para oferecer mais compartilhamento de vídeo, melhores ferramentas de visualização, processamentos mais rapidos, vídeos mais longos e o lançamento de um serviço de live stream disponível a alguns parceiros”, afirmou a empresa em um post em seu blog oficial.

Fundado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o YouTube entrou oficialmente no ar em maio de 2006 e foi adquirido pelo Google em novembro do mesmo ano por US$ 1,34 bilhões. De acordo com o Alexa, atualmente é o terceiro site mais popular da web mundial, atrás apenas do Google e Facebook, nesta ordem.

Como criar Enquetes no Facebook e Twitter?


O recurso Perguntas foi desenvolvido para que todos no Facebook possam ajudar você a encontrar respostas. Por exemplo, quando você faz uma pergunta e seu amigo responde ou a acompanha, os amigos dele podem ver e comentá-la também.

Veja a opinião das pessoas, criando uma enquete para obter opiniões e aprender sobre os seus amigos.

http://www.facebook.com/questions

Já o Twtpoll é mais uma útil aplicação para o Twitter. Com ele, é possível formular enquetes rapidamente, e compartilhar pelo Twitter, Facebook ou email. Para criar as enquetes é bastante fácil. Basta digitar a pergunta no primeiro quadro e no segundo quadro as respostas.

Em seguida você tem sua enquete pronta, juntamente com o link para compartilhar. Você pode acompanhar os resultados em tempo real.

Acesse e crie http://twtpoll.com/
 

Webmasters Tools Google, ponto de partida em SEO.


As ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google são ótimos instrumentos para facilitar e melhorar as análises de SEO do seu site.

Acesse: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Lançadas em 2006, as Ferramentas para Webmasters do Google (Google Webmaster Tools) são gratuitas. Oferecem, entre outros recursos, acesso ao que o Google vê e entende sobre o seu site e diagnóstico de problemas. Apesar de inicialmente ter criado excitação na comunidade de webmasters e profissionais de SEO, nos seus primeiros anos a plataforma oferecia funções e relatórios básicos, em sua maioria já disponíveis em outras ferramentas. Porém, nos últimos dois anos o Google tem expandido o console de maneira exponencial e hoje é uma ferramenta riquíssima, essencial para o SEO de qualquer site.

Neste artigo quero compartilhar com vocês dicas sobre as ferramentas, configurações e relatórios que oferecem as melhores e mais imediatas oportunidades para otimização do seu site. Você encontra uma apresentação completa de todas as funções e ferramentas disponíveis na Central de Ajuda para Webmasters.

O painel de controle se divide da seguinte maneira:
Configuração do seu site
Seu site na web
Diagnósticos
Google labs

Configuração do seu site
Como o próprio nome já diz, aqui você “configura o seu site no Google”. Dois recursos são chave para o início do trabalho: cadastramento do seu Sitemap XML e a configuração e teste do seu arquivo robots.txt. Estes dois itens são determinantes para os dois aspectos iniciais (e fundamentais) de qualquer site no que se refere às ferramentas de busca: indexação e acesso as páginas. Se estes dois fatores não estiverem alinhados e corretamente configurados, todo o restante do projeto é praticamente inútil.

Sitemap XML. Particularmente importante para sites com um vasto número de páginas, auxilia na indexação das páginas. O console oferece um relatório muito útil: o número de URLs incluídas no seu arquivo XML versus o número de páginas já indexadas pelo Google, assim você pode monitorar de perto a indexação das páginas do seu site. E lembre-se: cada vez que novas páginas são publicadas em seu site, o arquivo Sitemap XML deve ser atualizado e recadastrado.

Acesso ao rastreador (robots.txt). O arquivo robots.txt permite bloquear o acesso do Google aos diretórios e arquivos que você não quer que estejam disponíveis nos resultados de busca. Você tem opções para gerar o arquivo txt e testá-lo. Acredite, muitos sites acabam bloqueando (ou desbloqueando) algo indevido por acidente. Teste! Essa ferramenta garante sua paz de espírito.


Seu site na web
Dois relatórios desta seção proporcionam uma série de oportunidades para melhorias na popularidade do seu site: Links externos e Links internos.

Links externos. Há muito se sabe: links externos são o fator mais importante para o posicionamento das páginas. Links são sinônimos de votos e votos geram popularidade. O Google ama sites com conteúdo relevante, de qualidade, mas apesar disso, a popularidade é necessária. O relatório apresentado aqui é uma lista das suas páginas com os links externos que cada uma possui. Uma ferramenta poderosa para a aquisição de novos links.

Identifique os sites que possuem links para você e pergunte-se: Em qual contexto o link foi criado? Por que este site criou este link para o meu? Foi para recomendar um artigo? Um produto? Ferramenta? Eu gosto de chamar esse exercício de a “Psicologia do Link”, ou seja, a razão de ser do link. A ideia é simples, aprender com o seu sucesso. Procure criar mais do mesmo para atrair mais links. Dica extra: contate o dono do site. Ele já conhece o seu site, a sua marca, seu produto. Quem sabe existem outras oportunidades para recomendações e links no mesmo site?

Links internos. Neste relatório você encontra uma rápida visualização da distribuição dos seus links internos. Quantas e quais páginas apontam para outras, de acordo com a arquitetura do seu site (links na navegação, menu, sidebars, etc.). Inicialmente recomendo traçar um comparativo para a identificação de problemas na sua estrutura e estratégia de links internos. Por exemplo, compare a quantidade de links que páginas de diferentes categorias (ou seções) do seu site apresentam. Geralmente o resultado é um número comum de links, porém não é raro se ter algum problema na navegação que possa gerar diferenças inesperadas.

Também, não é difícil encontrar “páginas órfãs”, ou seja, páginas internas com poucos ou nenhum link interno – como links são as conexões entre páginas e é por meio destas que a popularidade de um site é distribuída, é preciso se certificar em ter links internos apontando para as páginas mais importantes.


Diagnósticos
Na parte de Diagnósticos nossa atenção deve se voltar para Erros de rastreamento e Sugestões de HTML.

Erros de rastreamento. Páginas que retornam 404 são um desperdício de popularidade se possuírem links externos apontando para elas. Redirecione a URL por meio de um redirecionamento permanente 301, assim a popularidade dos links externos é repassada para a página onde o redirecionamento aponta.

Sugestões de HTML. O lugar perfeito para se iniciar o trabalho de otimização dos tão famosos títulos de página e meta tag description. O Google lista todos os títulos e descrições duplicados, longos ou curtos demais. Baixe o arquivo em CSV e mãos à obra.

Google Labs
Desempenho do Site. O Google anunciou recentemente que a velocidade de carregamento de um site tornou-se um dos fatores de posicionamento nos resultados orgânicos. Algumas semanas depois, o relatório Desempenho do Site foi adicionado ao console. Aqui o Google disponibiliza uma ferramenta para uso em conjunto com o browser Firefox, para que você teste a velocidade de seu site. Apresenta uma lista de páginas com detalhes por onde você pode começar a otimização.

Caso você tenha alguma dúvida sobre as práticas apresentadas, recomendo a leitura do Guia para Otimização de Sites publicado pelo Google. As Ferramentas para Webmasters do Google combinado às melhores práticas contidas neste guia são o melhor ponto de partida para o seu projeto de SEO.

Fonte: Webinsider

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Concursos e sorteios no Twitter: como fazer?


Na hora de criar promoções, concursos ou sorteios no Twitter, muitas empresas se embananam. O motivo é simples: é uma mídia social muito diferente de outras, com Orkut e Facebook, com características muito próprias. Algumas características podem ser melhor definidas como dificuldades técnicas. Sim, meu caro leitor, este site avaliado em bilhões de dólares tem dificuldades técnicas. Isso ocorre por que, na prática, ele ainda não viu muitos caminhos para lucrar. Desta forma, não tem investimento suficiente para comprar toda a potência de servidores que precisaria.

Tá, agora me diz por que toda essa baboseira de dificuldades técnicas? Por que isso inviabiliza alguns tipos de promoções e concursos culturais no Twitter. Veja alguns exemplos abaixo.

Concursos de velocidade no Twitter

É o tipo de concurso onde eu desafio os meus seguidores a darem uma resposta velozmente. Eu faço um tweet perguntando algo, e o primeiro que responder ganha. Teoricamente parece lindo, mas a verdade é que usuários pouco relevantes para o Twitter (como comunidade de usuários colaborando para o bem comum) somem da busca. Alguns usuários podem responder antes do que você está vendo, e isso pode criar um enorme problema para você resolver. Não aconselho esse tipo de promoção.

Tem jeito? Tem jeito. Ao invés de solicitar respostas rápidas pelo Twitter, faça isso em um website externo e confiável. Que tal a área de comentários do seu blog ou então no Facebook? Essas ferramentas organizam as postagens cronologicamente, ou seja, você estará livre de contestações.

Concursos culturais no Twitter

Essa é aquela modalidade onde o usuário recebe um desafio e precisa executá-lo com maestria. O melhor, escolhido por uma determinada comissão julgadora, ganha o prêmio. Um exemplo é “a melhor frase respondendo a pergunta ganha o prêmio”. Isso pode variar para “a melhor foto” ou o “melhor vídeo”, mas use a sua criatividade para ir além disso.

Dá pra fazer? Dá pra fazer, mas o Twitter não é a melhor ferramenta pra isso. Você poderá desafiar os seus seguidores a enviar suas participações pelo Twitter, mas será muito complicado explicar a mecânica nessa mídia social. No final das contas, vai ter que explicar num blog, no Facebook ou no seu site. Então por que as participações não são pelo próprio blog, Facebook ou site? Não complique. O simples fato de ser no Twitter não vai tornar a sua promoção melhor, e se você obrigar o usuário a, além de enviar algo criativo, tenha que retuitar uma frase montada, prepare-se para um número bem baixo de participações. Quando mais difícil for, menos usuários vão se dar ao trabalho de participar.


Sorteios no Twitter: como fazer?

Fazer sorteios no Twitter se tornou uma verdadeira febre. Nasceu com alguns usuários que perceberam que o retweet poderia ser usado de uma maneira fortemente promocional. O ticket de participação dos sorteios se tornou o tweet.

Criar sorteios nesta mídia social se tornou tão banal que hoje muitos usuários criam contas específicas com o único intuito de participar de promoções. Não é o perfil real de uma pessoa, pois ele não interage com ninguém. Seu único objetivo é encontrar muitos sorteios no Twitter e participar deles o dia inteiro. Outras pessoas detestam promoções de RT e ficam irritadas quando veem essas mensagens na timeline. Ainda há o terceiro tipo, que pensa duas vezes antes de retuitar uma promoção: isso é queimação de filme, de certa forma, uma vez que seus seguidores podem não gostar.

Com isso quero dizer que você deve planejar muito bem o seu sorteio. Dê tempo para as pessoas participarem, não martele muito que fará um sorteio (pois muitos não vão querer entrar nisso) e, principalmente, dê bons prêmios. Ninguém vai querer retuitar pra ganhar um brinde barato. Além disso, se você for uma marca de abrangência nacional, não dê prêmios que só possam ser usufruídos em uma cidade do país ou que você não possa enviar pelos Correios.

Passadas as orientações básicas, apresento-lhes os dois softwares que considero os melhores para criar sorteios no Twitter.

Sorteie.me: ( http://sorteie.me/) Tá, isso aqui não é segredo pra ninguém. Famosíssima, a ferramenta era antigamente ligada ao Migre.me, mas hoje pertence apenas à Kingo Labs. Nele você encurta uma URL e ela se torna http://kingo.to/exemplo.  Esta URL se torna o ticket de participação, e o usuário precisa tuitar para participar. Depois você volta ao Sorteie.me, insere a URL encurtada e sorteia! Para saber como vai um sorteio (quatas pessoas deram RT, por exemplo), basta escrever no seu browser a URL kingo.to e adicionar, no final, um sinal de “+”. O Sorteie.me também pode sortear entre todos os seguidores de um perfil que você escolher. Interessante, mas nunca vi alguém usar isso.

Agora, preste atenção: não deixe de dar o prêmio para alguém somente por que ele é feio ou é um rato de promoções… Ao menos que você tenha feito um regulamento que deixasse isso bem claro. Tome muito cuidado para não criar crises.

TwitPromo: ( http://twitpromo.com.br/) Uma opção menos conhecida para o Sorteie.me, oferece opções diferentes e bem úteis para a criação de sorteios. Nele você cria uma página para o seu sorteio, onde pode adicionar imagem e descrição. Além disso, a ferramenta avisa os usuários que eles precisam seguir um ou mais usuários para participar, e se precisam ou não retuitar uma determinada frase. O website verifica se os critérios foram atendidos na hora de sortear. Muito útil para quem está com preguiça de fazer algo mais elaborado em seu próprio website, blog ou Facebook. Comprando os “créditos plus” com dinheiro de verdade você pode ter acesso a métricas da sua promoção.

E aí, o que achou das dicas? Quer recomendar mais alguma coisa? Deixe a sua opinião nos comentários!

Metade das empresas brasileiras usa redes wireless.


Um levantamento divulgado nesta semana pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) sobre o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas empresas brasileiras aponta que, atualmente, 50% das companhias com mais de dez funcionários utilizam redes locais (WLANs) sem fio. Essa proporção cresce para 86% quando consideradas apenas as corporações com mais de 250 empregados.

No relatório, o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC.BR), Alexandre Barbosa, ressalta que, na maior parte dos casos, as WLANs não substituem as redes locais com fio e, sim, são usadas para complementá-las.

Entre as companhias ouvidas no estudo, 95% delas acessam a internet, sendo que o percentual é de 100% no caso das empresas com 250 funcionários. O detalhe, no entanto, está no fato de que a maioria (52%) das corporações consultadas utiliza conexões entre 256 Kbps a 2 Mbps.

O levantamento, referente a 2010, aponta também para uma estagnação no volume de computadores, na comparação com o ano anterior. Entre as pequenas empresas, com até 19 funcionários, 97% delas utilizam PCs, enquanto que nas corporações com mais de 50 empregados esse índice sobe para 100%.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Microsoft anunciou lançamento do Windows Phone Mango


A Microsoft anunciou hoje a nova versão do seu sistema operacional móvel, Windows Phone Mango, e afirmou que os primeiros aparelhos com esta geração chegarão ao Brasil ainda este ano.

O anúncio foi feito hoje de forma simultânea em São Paulo, Nova York e Londres, mercados considerados de extrema importância para a Microsoft. Segundo analistas, o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones até 2015

"O mercado de telefones celulares no Brasil irá crescer exponencialmente nos próximos cinco anos e vamos trabalhar com consumidores, parceiros, operadores de telefonia celular e desenvolvedores no Brasil para ajudá-los a aproveitar todas as oportunidades que esse crescimento irá proporcionar”, diz Kevin Turner, Chief Operating Officer (COO) da Microsoft. De acordo com o Gartner, o Windows Phone deve ocupar a segunda posição no mercado até 2015.

De acordo com a Microsoft, a nova versão traz 500 novos recursos e chegar ao mercado através de novos aparelhos até o final do ano, incluindo no Brasil. A Microsoft não informou quais fabricantes serão os primeiros a incorporar a nova versão em seus dispositivos.

O novo Windows Phone Mango pretende otimizar o uso em três frentes: comunicação, aplicativos e  redes sociais, e navegação na web por meio do IE9.

Uma das novas funcionalidades vai permitir alternar conversas em tempo real com um mesmo usuário em diferentes plataformas, como Live Messenger, Facebook e SMS.

Atualizações postadas pelos contatos do usuário em diferentes redes sociais também poderão ser acessadas de forma otimizada por meio de um perfil integrado. Smartphones com o Mango também farão o taggeamento automático de fotos e publicação no Facebook a partir da própria câmera do aparelho.

Posicionamento de mercado: sua empresa tem um?


Em meio a tanta concorrência, destacar-se dos adversários se torna algo importante para o sucesso dos negócios. Especialmente quando falamos de pequenas empresas, ter um posicionamento de mercado corretamente definido é fundamental para que elas sejam reconhecidas pelo público-alvo e naturalmente separadas da concorrência na percepção do consumidor.

Posicionamento de mercado, segundo Kotler, “é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. Para isso, existem alguns tópicos que devem ser analisados para que seja definido um bom posicionamento de mercado, independente da área, tamanho ou idade da empresa:

Elaborar uma Estrutura de Referência Competitiva
A Estrutura de Referência Competitiva vai indicar com mais clareza o cenário onde será travada a batalha com a concorrência. Devem ser listados os produtos ou serviços com os quais a empresa compete, incluindo seus clientes-alvo, benefícios e propostas de valor. Tabelar essas informações facilita na hora da visualizá-las.

Pontos de Paridade e Pontos de Diferença
Para determinar o posicionamento de mercado, deve-se analisar os Pontos de Paridade e Pontos de Diferença.

Os Pontos de Paridade dividem-se em de Categoria e de Concorrência:
Pontos de Paridade de Categoria são as características que os consumidores enxergam como essenciais para que um produto ou serviço pertença a determinada categoria.

Pontos de Paridade de Concorrência são as características que fazem com que um produto ou serviço anule a diferenciação dos seus concorrentes.

Já os Pontos de Diferença são as qualidades que fazem com que um produto ou serviço seja reconhecido como único dentre os concorrentes de sua categoria, muito importante para efetivar o posicionamento de mercado.

Exemplificando a questão de tantos pontos, imaginemos um smartphone. Com relação aos pontos de paridade, na categoria eles poderiam ser o fato dele possuir tela touch screen e conexão wi-fi, duas características necessárias para ser considerado um smartphone. Sobre os pontos de paridade de concorrência, se os smartphones concorrentes tiverem suporte para downloads de conteúdo exclusivo, nosso produto exemplo obrigatoriamente deve ter também, a fim de anular essa diferenciação. Então, os pontos de diferença poderiam ser o suporte a dois chips, resistência à quedas ou ser à prova de balas. A medida que a concorrência fosse adotando os pontos de diferença do nosso exemplo, estes seriam anulados e então outros deveriam ser acrescentados a fim de manter o posicionamento de mercado.

O exemplo dado se refere a um produto para facilitar a compreensão, mas o posicionamento de mercado deve englobar a empresa como um todo. Um posicionamento de mercado eficiente é percebido nos produtos, na cultura organizacional, no relacionamento com o cliente e no tratamento dos fornecedores. Pratique posicionamento de mercado na sua empresa, mesmo se ela ainda for micro ou pequena. É importante para seu crescimento.


Fonte: http://www.pontomarketing.com/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos


O CONJOVE ACP promove neste dia 25 de maio o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos. De 1º  de  janeiro até hoje, o brasileiro trabalhou apenas  para pagar impostos. A conta nacional até hoje é de R$ 500 bilhões de tributos arrecadados (apenas em 2011), o que dá R$2.500,00 por pessoa.

A Abrasel, apoiou a data, segue lista dos restaurantes que aderiram vendendo pratos sem a carga tributária.

Em cada restaurante e na sede do CONJOVE , haverá um abaixo assinado para que seja impresso na nota fiscal o percentual do imposto aplicado.

Junte-se a esta causa, divulgando este e-mail. Todos devem conhecer o PESO tributário brasileiro.

Maga Bistrô (Rua Diogo Moia, 1046) :
Nome do prato: Pescada Maria Belém
Valor normal: R$30,00 (Serve uma pessoa)
Valor sem imposto: R$ 25,00


Tucuruvi (Tv Benjamin Constant, 1831) :
Nome do prato: Linguiça de Cordeiro com Espinafre
Valor normal: R$32,00 (Serve uma pessoa)
Valor sem imposto: R$ 28,00


Familia Sicilia (antigo Dom Giuseppe):
Nome do prato: Filé a Mulata
Valor normal: R$ 42,00 (serve uma pessoa)
Valor sem imposto: R$ 28,43

Volta virtual no circuito de Mônaco

Para os amantes da velocidade. divirtam-se.

O que você precisa? O Google encontra?


Dicas para montar uma estratégia empresarial nas mídias sociais.


Abaixo há algumas dicas rápidas selecionadas para estratégias de negócios na web 2.0 para a sua empresa se dar bem em um planejamento básico em mídias sociais. Algumas são simplesmente básicas para qualquer atuação nas redes sociais. Confira e deixe seu comentário:

1. Realize uma pré-avaliação

Ajuste todos os processos da empresa antes de investir em redes sociais. Certifique-se sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, garantindo um bom atendimento aos clientes e preparando-se para lidar com críticas de forma honesta e transparente.

2. Use profissionais

Se possível, contrate uma pessoa para dedicar-se exclusivamente às mídias sociais. Caso o custo seja inacessível, tente compartilhar um bom profissional com outras empresas. Evite a falta de profissionalismo ao envolver-se com redes sociais. Mídia social é um assunto muito sério. Não vá contratar seu sobrinho só porque ele "entende" de internet!

3. Conecte todos

Integre a agência responsável pela estratégia de atuação de sua empresa nas mídias sociais às pessoas que deverão tocar o projeto internamente. A integração é fundamental para garantir a rapidez de respostas e também para o monitoramento das ações adotadas.

4. Realize medições e métricas

Analise constantemente a exposição da marca na internet. As mídias sociais podem ajudar muito a empresa, mas também têm o poder de comprometer uma reputação em questão de minutos. Saiba como suas postagens impactam os clientes. E lembre-se: se você tem dificuldade para medir seus impactos, você possui um sério problema. Se você consegue medí-los facilmente, você tem um problema maior ainda!

5. Não vá de chinelo e bermuda em todas as redes

Respeite as regras e a etiqueta de cada ferramenta ou comunidade. Não se esqueça de que as redes sociais são formadas por pessoas e não por robôs ou mecanismos de buscas. Cada relacionamento deve respeitar um certo nível diferenciado de contato e exposição. Saiba o que cada rede ou mídia exige e espera de uma marca.

6. Tenha sempre um plano B

Esteja preparado para lidar com eventuais crises geradas na web com agilidade e seriedade. É fundamental possuir um plano alternativo caso algo não saia como o esperado. Controle de crises em tempos de redes e mídias sociais é fundamental para as empresas, pois um impacto negativo já é prejudicial, mas um impacto negativo mal administrado é pior ainda.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O crescimento do uso de redes sociais e a ascensão do marketing online


O vídeo abaixo é bem interessante, bem produzido e contém dados que fazem com que qualquer um fique encantado com as mídias sociais. Porém possui alguns erros que, na minha opinião, são delicados. Um deles é dizer que as mídias tradicionais estão morrendo. Errado.

Há novos hábitos de consumo em novas plataformas. Há uma mudança de estrutura da mídia. O jornalismo não irá morrer, só iremos consumí-lo em outros players. O segundo erro é referente ao número de internautas brasileiros que já acessaram redes sociais. Alguns estudos apontam que 99% do bolo já teve acesso. O terceiro levantamento é sobre o Egito. Acreditar que o Twitter derrubou um ditador é como crer que a internet é livre. Por último, internet não é mídia, é plataforma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Compra coletiva e clube de descontos cativam o brasileiro.


Muitas vezes deixamos de ir a algum lugar interessante por falta de “tempo” ($) ou por não conhecer e não ter certeza se o serviço é bom mesmo. Pense como seria legal se pudéssemos ir a restaurantes para experimentar seus pratos pagando menos do que o habitual, ou ainda ir a peças de teatro ou testar procedimentos estéticos para ver seus resultados, por um preço bem menor. Gostou da ideia? Então conheça os sites de compras coletivas e os clubes de desconto na web.

Oferecendo produtos e serviços com até 90% de desconto em diversos estabelecimentos (famosos ou não) como restaurantes, salões, spas, cinemas e teatros, entre muitos outros, esses sites estão ganhando milhões de clientes, ávidos por poder economizar – e muito – e aproveitar lugares diferentes.
Sites de Compras coletivas

O funcionamento dos sites de compras coletivas é simples. Uma oferta é anunciada e tem um número mínimo de compradores para ativá-la em um determinado período de tempo (geralmente 24 horas). Caso esse número não seja atingido, a promoção é cancelada e o pagamento devolvido. Por isso a denominação “compra coletiva”, e a necessidade de divulgação que demanda – estimulada pela integração com redes sociais e por descontos extras (ou outros prêmios) a cada amigo que participar.

Mas raras são as ofertas canceladas. Em alguns casos, mais de mil compras de um mesmo produto são feitas, causando inclusive transtornos para os comerciantes, com clientes lotando estabelecimentos – que não trabalham com horários agendados ou reservas, derrubando linhas telefônicas, entre outros problemas. Os ganhos, porém, compensam. Usando a internet, mobiliza-se o consumidor para conhecer fisicamente o estabelecimento. Com alguma diminuição calculada da margem de lucro, é possível trazer um público enorme – por um preço baixo de divulgação, se comparado com as propagandas tradicionais – que pode se tornar fiel, caso tenha boas experiências.

Na maioria das vezes é o que acontece, já que se paga muito abaixo do normal para desfrutar serviços interessantes. Por outro lado, também é possível se decepcionar ao gastar mais do que o esperado quando se ultrapassa os limites das promoções, ou ao descobrir que o salão ou restaurante nem era lá grande coisa.

Mas o objetivo é experimentar, então mesmo as experiências ruins podem ser edificantes.
As compras são feitas geralmente por cartão de crédito, mas alguns sites oferecem a possibilidade de débito em conta e a utilização de serviços online para pagamento. Após a compra ser aprovada, é enviado um cupom por e-mail com um código para ser utilizado na hora de aproveitar o desconto nos estabelecimentos – com validade variando entre três e seis meses.

Esse modelo de comércio eletrônico, que virou febre no mundo todo, inegavelmente seduziu uma grande massa de consumidores brasileiros. Espera-se que, até o final deste ano, o segmento chegue oito milhões de usuários. Seu faturamento também está crescendo: em junho, foi de R$ 1 milhão; em julho, R$ 4 milhões e R$ 6 milhões em agosto. Para 2011, a previsão é de um ganho de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões. Nos EUA, os sites de descontos movimentaram US$ 250 milhões em 2009.

sábado, 21 de maio de 2011

Estudo avalia uso das redes sociais por executivos.


Uma pesquisa realizada entre os membros do grupo internacional de executivos Vistage, organização de líderes empresariais, mostra que 41% dos empresários brasileiros que mantém ao menos um perfil nas redes sociais está no Facebook.

O segundo colocado entre os líderes é a rede profissional LinkedIn, que conta com a adesão de 21% do empresariado brasileiro. Orkut, terceiro colocado, tem conta de 17% dos líderes, o Twitter soma 10% e blogs e outras redes têm 3% das contas.

Para o sócio-diretor da Vistage Brasil, Antonio Cortese, a pesquisa demonstra que os executivos estão percebendo a necessidade de estarem presentes na rede não só através dos sites das empresas, mas com perfis pessoais também.

Em relação à presença das companhias nas redes sociais, o Facebook também lidera. 28% dos entrevistados afirmaram que a companhia tem um perfil na rede acima. Em segundo lugar está o Twitter com 14% e os blogs com 12%. O Orkut soma 7%, LinkedIn 5% e outras redes somam 5%.

A pesquisa apontou também que, em 38% das empresas, as redes sociais são gerenciadas por profissionais de comunicação interna, marketing e/ou áreas afins; 33% são atualizadas pelo próprio líder ou executivo da organização e 19% por um funcionário interno (acumula funções). Apenas 5% das companhias têm o serviço prestado por uma empresa terceirizada e 5% responderam outros meios.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 de abril e 5 de maio. O objetivo era mapear as características dos membros que atuam no Brasil. A Vistage está há 15 anos no Brasil. Ao todo conta com mais de 14 mil membros em 16 países no mundo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mantenha backup do Gmail, Flickr e Twitter


O Backupify guarda periodicamente seus e-mails, fotos, tuítes e informações de vários outros serviços web.

Acesse http://www.backupify.com/

Você pode utilizar um serviço de backup para se proteger de um possível apagão do Gmail. Um dos melhores é o Backupify. Ele faz o backup periodicamente e mantém um arquivo com todas as mensagens e anexos para download e importação em leitores de e-mail. Na versão gratuita, o serviço oferece 2 GB de espaço e backup semanal.

Além do Gmail, a conta pode ser usada para Flickr, Twitter, Facebook e outros (com limite de cinco contas), mas o espaço é compartilhado entre todas elas. Para ter mais gigabytes, é preciso pagar. Os planos começam em 5 dólares por mês para 20 GB, backup diário e acesso a até 25 serviços.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Geração Y e o mercado de trabalho.


A Geração Y compreende aqueles que hoje possuem entre 18 e 30 anos e se desenvolveram em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica.

Com alta autoestima, cresceram executando múltiplas atividades, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. São também adeptos da alta tecnologia, como smartphones, e estão sempre conectados. Este é o perfil do grupo que tem causado burburinho entre os estudiosos de comportamento, afinal, representam a maior parcela e o novo gás do mercado de trabalho. É nesse grupo que está a base do mercado profissional: os estagiários.

“De dez anos pra cá, aconteceram muitas mudanças no ‘formato’ do estagiário. A principal delas é a presença do computador e, principalmente da internet, no dia a dia destes jovens desde a época do colégio”, afirma Bonnie Facioli, analista de RH do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Fiepa. “Este fator gera um ponto positivo, que é a diversidade de informação que o estagiário consome. São conhecimentos mais variados disponibilizados o tempo todo e em qualquer lugar, inclusive com a criação de cursos a distância, que contam no currículo”, explica.

Lívia Conduru é produtora executiva da BCB Produções, que atua na área cultural e no momento está recrutando estagiários do curso de Publicidade e Propaganda. “A possibilidade de ajudar na formação de um jovem aprendiz é interessante não só pelo fato de moldá-lo dentro do nosso cotidiano de trabalho, como também está atrelada aos nossos preceitos de democratizar o acesso a formação. Quantos de nós aos 20 e poucos anos não gostaria de uma oportunidade como essa, de trabalhar com algo que se gosta e recebendo uma graninha por isso?”, questiona.

Esta geração não precisou aprender a dominar as máquinas, mas já nasceu com elas, o que no ponto de vista de Lívia tende a ser algo positivo. “A facilidade de utilização de ferramentas em rede e de tecnologia e a maneira dinâmica com que interagem e difundem informação é um ponto positivo desta geração”, afirma a produtora. Rosilene Oliveira, bibliotecária do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), pensa da mesma forma. A escola de inglês também procurou o IEL para recrutamento de estagiários, neste caso, cursando Biblioteconomia – escolha pouco comum entre os jovens. “Queremos dar oportunidade aos estudantes de colocar em prática a teoria que é dada em sala de aula, para que assim tenham alguma experiência. E as características que estes universitários apresentam hoje em dia são bastante positivas a partir do momento em que essa conectividade facilite no conhecimento e na difusão da boa informação”, explica.

Apesar da facilidade para certas ferramentas, o uso abusivo das mesmas pode acabar atraindo alguns problemas, como explica Bonnie: “Tem que haver um equilíbrio. É necessário se informatizar, mas sem se alienar a outras questões. Uma propensão dessa geração é se isolar diante do computador. A relação interpessoal é muito importante para um bom ambiente de trabalho e atividades em equipe”. O vício nas teclas e acaba ocasionando outro problema crônico. “O uso do ‘internetês’ e do português incorreto é muito freqüente e um pecado para o profissionalismo. A falta de leitura, de pesquisas apuradas e a prática de ‘copiar e colar’ textos da web também contribuem para isso”.

Para Rosilene, este perfil pode se tornar negativo “a partir do momento em que não souberem filtrar a grande quantidade de informação e se perderem com as mesmas”. Assim também funciona para Lívia: “Um problema é a dispersão. Por vezes, essa nova turma perde tempo e o foco com tanta informação disponível”.

No final das contas, independente do ano em que se nasce, toda geração apresenta seus prós e contras no âmbito profissional e social. O que conta mesmo é a responsabilidade e a dedicação aplicadas no estágio ou emprego, que podem gerar futuramente, uma contratação. “Produtividade, disponibilidade e interesse são os fatores que hoje e sempre, serão responsáveis por reconhecimento, promoções e um salário no fim do mês. O estagiário de hoje tem a faca e o queijo na mão, basta aproveitar as oportunidades oferecidas”, garante a analista de RH do IEL.

A “Geração Y” - Surgiu no começo da década de 80, em um mundo relativamente estável. Cresceram em uma década de valorização da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se sujeitam por muito tempo a atividades que não fazem sentido. Sabem trabalhar em rede e lidam com autoridades como se eles fossem um colega de turma.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

14 maneiras de encantar seus clientes usando mídia social



1) Responda aos seus clientes - Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, as pessoas estão perguntando por que estão interessadas. Você está correndo o risco de perder clientes quando não responde.

2) Recompense seu cliente – Quando se identifica um cliente que tenha algum tipo de entusiasmo em relação ao seu negócio, você pode recompensá-lo com um cupom de desconto, um presente, etc. Pense a longo prazo.

3) Promova seus clientes – Encontre formas de promover seus clientes nas mídias sociais. Ex: eleger o cliente da semana/ mês em sua página no Facebook ou blog.

4) Agradeça a seus clientes. As pessoas gostam de se sentir apreciadas, uma nota de agradecimento faz alguém se sentir especial. Se seus clientes dizem coisas legais sobre você no Twitter, diga “obrigado!”.

5) Convide seus clientes para eventos offline. Se ocorrer um evento local, por que não convidar seus clientes? Um restaurante convidou os comentadores mais ativos do yelp para comerem de graça em seu lançamento.

6) Escreva/comente em seus blogs – Se seus clientes escrevem sobre você em seus blogs, você pode responder deixando um comentário.

7) Trate cada cliente de forma especial - Seus clientes querem ser mimados. Quando @thomasmarzano postou no Twitter que tinha uma banheira enorme em seu quarto de hotel no Four Seasons, deram-lhe um pequeno presente para ele poder usar na banheira, eles até escreveram um bilhete personalizado.

8)  Desculpe-se se fez algo errado – É importante assumir os erros e agir de forma transparente.

9) Faça algo exclusivo - A Heineken, em agradecimento à marca de 1 milhão de “likes” em sua página no Facebook, lançou um novo filme chamado One Million Heineken Hugs (um milhão de abraços). Já a Porsche decidiu homenagear seu primeiro milhão de fãs gravando seus nomes em um automóvel que foi exposto no museu da empresa em Stuttgart, na Alemanha.

10 Serviço ao cliente é importante – Usar as mídias sociais para incrementar os serviços prestados aos clientes é uma ótima estratégia. A @ USAirways optou por não responder aos seus clientes no Twitter, isso não foi nada bom para a empresa.

11) Surpreenda seus clientes – Todo mundo adora surpresas, é o que Pretzel Crisps fez – eles entregaram lanches aos clientes pessoalmente.

12) Pergunte a seus clientes para obter feedback – Por vezes, os clientes têm idéias e sugestões em suas mentes que desejam compartilhar. Feedbacks são muito valiosos para melhorar o seu negócio, perguntar e você o terá.

13) Torne as coisas fáceis para os clientes – Se os clientes têm problemas ou dúvidas, facilite ao máximo. Ofereça uma maneira simples e rápida  para eles te encontrarem em sites de redes sociais.

14) ser social . Não se esqueça disso.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Coca Cola Holográfica


Muito legal essa demonstração de holografia criada pela empresa RealFiction usando uma garrafa de Coca Cola, onde em torno dela várias imagens como nuvens, fogos de artifício e estrelas aparecem! Destaque para a parte da Coca Cola Zero com as explosões e o helicóptero. Mais uma boa ferramenta para conseguir chamar a atenção do consumidor no PDV. Gostei! Confira o vídeo:


Quatro tendências em marketing digital para 2011.


O Brasil é o oitavo país do mundo em número de internautas (40,5 milhões), que passam em média 26,4 horas por mês na web, segundo a ComScore, empresa de monitoramento de internet. Os brasileiros ultrapassam a média mundial (22,6) e a média da América Latina (24,3) em número de horas plugados a cada mês.

A utilização da internet fica mais concentrada nas buscas e navegação em geral, e também nas redes sociais. No Brasil, o Orkut é ainda o campeão em número de visitantes únicos (32,41 milhões em fevereiro/2011) mas cresceu apenas 2,85% em seis meses, enquanto o Facebook experimentou por aqui estrondosos 65,7% de crescimento — 45,5% apenas nos dois primeiros meses de janeiro deste ano.

Empresas brasileiras devem aproveitar esse apetite nacional pela internet, prestando atenção em algumas tendências ligadas ao consumo.

1. Mobile + social + local

O celular será nossa porta de entrada para o mundo. Cada vez mais, aplicativos facilitarão a comunicação, as transações comerciais, a integração com as redes sociais, a busca por informações locais e o georreferenciamento.

Quase 45% dos usuários brasileiros usam o celular para acesso à web, segundo estudo da e.Life. Um ano atrás, eram somente 34%. O índice tende a aumentar com base em dois fatos:

Fato número 1: as vendas de smartphones e tablets serão maiores, este ano, do que a de latptops e PCs.

Fato número 2: já começaram a surgir redes sociais baseadas unicamente no celular, como a Path e a Color, cujo intento é estimular as pessoas a compartilhar momentos em tempo real colocando fotos online.

As empresas que não desenvolverem plataformas mobile para seus produtos e serviços podem ficar para trás.

2. As pessoas escolherão o conteúdo que querem consumir

Crescerá o valor da curadoria, ou seja a capacidade para selecionar o que interessa dentro de um mar de conteúdos gerados por qualquer pessoa. A quantidade de informações hoje na web torna essa tarefa indispensável, apesar de ser complexa e exigir competências como foco e discernimento.

3. Tecnologia = pessoas + conectividade

Somos o “homo conectus”. Não existe mais separação entre online e offline. As pessoas querem estar conectadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e usarão todos os recursos para isso – de lan houses a iPhones (o que significa que mesmo as classes sociais menos abonadas dão um jeito).

Isso também leva a um compartilhamento cada vez mais intenso, às vezes sem que as pessoas pensem em privacidade e sem lembrar que a memória do Google e de outras ferramentas de busca é indelével.

4. As empresas se preocuparão mais com o feedback social e o consumo de nicho

O que as pessoas buscam online? Comunicação, conexão, entretenimento e educação/cooperação. Redes sociais de nicho, sobre temas específicos, tendem a prosperar porque reúnem todos esses elementos.

Empresas tendem a reforçar sua presença em canais como YouTube e Flickr, a fim de compartilhar conteúdo que tenha viés de entretenimento também, com isso chamando mais a atenção dos consumidores.

Compartilhar conhecimento e oferecer conteúdo e aconselhamento de graça é outro forte fator de sucesso para as empresas em sua presença nas mídias sociais.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compartilhe o que você está sentindo agora.

O vídeo mais comentado e assistido do Youtube na última semana. Compartilhe o amor e tenha uma ótima semana. Sucesso !!!

O Brasil nas Mídias Sociais

A cada dia, pesquisas e mais pesquisas são feitas sobre o comportamento do internauta nas redes sociais. A comScore, uma das mais importantes empresas de monitoramento da web, apresentou um estudo chamado “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil” que revelou alguns dados interessantes sobre os usuários brasileiros.

Confira um infográfico com alguns dados presentes no estudo e prepare seu plano de marketing digital para essas tendências. Aproveite para aprimorar suas estratégias com alguns textos disponíveis no Pensando Grande sobre LinkedIn, Foursquare, Formspring e mídias sociais.



domingo, 15 de maio de 2011

Pesquisa afirma que Apple é a marca mais valiosa do mundo.


Empresa que criou o estudo diz que o valor é calculado através de vários fatores, incluindo pesquisa com consumidores e previsões de lucros das empresas


Uma pesquisa realizada pela empresa Millward Brown afirma que a Apple é a marca mais valiosa atualmente. Segundo a pesquisa, intitulada Brandz, a empresa cresceu cerca de 84% em um ano e ultrapassou gigantes que estavam na frente no ano passado, como Coca-Cola, Mc Donald's, Google e Microsoft.



Fonte: http://www.superdownloads.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Internet: um vício?

Você é viciado dependente em Internet? Vive mais dentro do mundo digital que no mundo real? Você não consegue ficar off-line?
 O Brasil é o 6º país no mundo que mais gasta tempo na internet, são 25,8 horas por mês (comScore / 2010). Estima-se que 8% dos internautas brasileiros sejam ciberdependentes.

Segundos dados recentes, isso deve representar 6 milhões de pessoas. Os principais sintomas da doenças são a perda da noção do tempo, sentimentos de irritação, tensão ou depressão quando desconectado e isolamento social.

 Já existem vários institutos e pesquisadores estudando o fenômeno. O Institudo de Psiquiatria do Hospital das Clínicas- USP tem um centro que estuda a Dependência de Internet.

Olha a missão que eles estão se colocando: “Oferecer atendimento à população, orientação e pesquisa de novas terapêuticas que tratem de pacientes que desenvolveram alguma forma de dependência tecnológica e que esteja criando prejuízo na vida funcional e cotidiana do individuo.”

 Faça o teste em http://www.dependenciadeinternet.com.br/

Tumblr lança botão de compartilhamento.


A rede de blogs Tumblr acaba de se tornar mais social com a introdução de um botão de compartilhamento de informações, segundo o site TechCrunch.  

Assim como o botão "recomendar" do Facebook, o "Share on Tumblr" pode ser adicionado em sites de terceiros para que internautas publiquem o conteúdo da notícia em sua página do Tumblr. Enquanto o botão é parecido com os oferecidos pelos outros serviços, as funcionalidades são bem mais avançadas.  

No blog oficial da empresa, o Tumblr disse que o novo botão oferece "controle completo sobre a forma como o conteúdo vai aparecer quando compartilhado". Será possível escolher se o conteúdo do post vai aparecer como um link, citação, vídeo ou foto, exatamente da mesma forma que se cria um novo post no site oficial.

Aprenda a inserir o botão em http://staff.tumblr.com/post/5338138025/tumblr-share-button

O novo serviço da rede de microblogs ainda permite que os sites de terceiros escolham qual elemento da página poderá ser compartilhado pelo botão. Ele pode, por exemplo, relacionar o "Share on Tumblr" apenas para uma imagem, vídeo ou parágrafo específico do texto.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Por que gerar conteúdo de qualidade na web ?


O rápido crescimento das redes sociais mostra uma internet cada vez mais socializadora. As pessoas já não ligam apenas para encontrar informações sobre temas que lhe interessam, ou ler as notícias, ou para o trabalho.

Mais e mais pessoas se conectam para interagir com diferentes pessoas, com gosto diferentes ou semelhantes além de passarem o seu tempo livre dentro da Rede. Pela primeira vez, na história humana, os jovens passam mais tempo online do que assistindo televisão.

Cada vez mais dominante a Internet faz com que as pessoas tendem a procurar material de leitura. Assim, encontramos ávidos leitores que procuram informações sobre temas que lhes interessa. Além disso, isto resultou em consumidores que estão cada vez mais e mais educados. O que significa isso exatamente?

Cada vez mais, os clientes estão percebendo diferentes aspectos para os produtos que consomem. Hoje, por exemplo, todos nós sabemos que é um átomo, e podemos com bastante precisão interpretar a tabela periódica. A geração de conteúdo é essencial para manter nossos clientes e visitantes do nosso site informados sobre nossos produtos, e aconselhá-los sobre como tornar as decisões mais adequadas às suas necessidades.

Então, a qualidade do conteúdo é uma forma de oferecer valor agregado aos produtos ou serviços. Nós procuramos se tornar uma referência no nosso nicho e é no nosso site que os clientes irão acessar primeiro, uma fonte de soluções para as situações relacionadas a esse produto ou serviço. Assim, a geração de conteúdo de qualidade irá nos ajudar a construir uma reputação online.

O conteúdo de qualidade que é algo como um truísmo, nossos clientes e todos os outros usuários da internet querem ler. Tem de ser útil, fácil entendimento, e ter um significado. A melhor maneira de gerar é nos colocarmos no lugar de nossos clientes e avaliar se essas informações poderão ser úteis ou não.

A internet passou apenas de simples navegação para uma base de conteúdo essencial na vida das pessoas, é como sempre digo o que adianta um computador sem internet, pra mim não tem utilidade pra nada, seria o mesmo que uma internet sem conteúdo também não serviria para nada.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft comprou Skype por US$ 8,5 bilhões.


Nem o Google, nem o Facebook. Parece que quem conseguiu comprar o Skype foi quem ofereceu o maior caminhão de dinheiro. Nesse caso, a Microsoft. Segundo fontes do jornal Wall Street Journal, a gigante de software adquiriu o gigante de VoIP por US$ 8,5 bilhões de dólares. O acordo de compra deverá ser anunciado oficialmente por ambas as empresas às 9 da manhã dessa terça-feira, segundo fontes do site BoomTown que também confirmam que a venda do Skype já está concretizada.

A venda para a Microsoft pode atrasar ainda mais a abertura de ações do Skype na bolsa, mais especificamente para o dia de são nunca. Mas como a Microsoft não tem presença na área de soluções de VoIP para consumidores em geral, a compra faz bastante sentido. Ao menos faz mais sentido do que quando o eBay comprou.

Acesse o conteúdo do PC a partir do seu smartphone.


Com o Tonido você vai poder acessar todo o conteúdo do seu computador pessoal a partir de qualquer smartphone. Você sincroniza suas contas, coloca os documentos na nuvem e passa a ter nas mãos tudo o que quiser.

Acesse http://www.tonido.com/

Primeiro, entre no site do Tonido e baixe o programa no seu computador. Ele está disponível para Mac, Windows ou Linux. Então, crie uma conta, escolhendo um nome para compor a sua URL. Será por meio deste endereço que você vai acessar seus documentos a partir do celular. Assim que baixar o software no seu computador, pegue seu smartphone e procure pelo aplicativo do Tonido, que está disponível para iPhone, Android ou BlackBerry. Com ele já instalado, vá em "Settings", clique em "Switch" e insira a sua URL e senha. A partir daí, você verá todos os arquivos do seu computador no seu celular. Então, você poderá escutar uma música via streaming e até fazer download dela. Também pode ler documentos e baixá-los no celular ou até compartilhar os dados para que eles fiquem na nuvem e possam ser acessados de qualquer lugar. É fácil de mexer e super útil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Introdução a novas tecnologias

A experiência com a implantação de uma nova tecnologia, o computador, e as conseqüências para os usuários noviços foi inspiradora desse filme sensacional. A situação nele representada é a que, por analogia com o computador, teria acontecido quando, na Idade Média, se introduziu uma nova tecnologia chamada Livro.

Reflita a forma de como você encara as novidades do mundo moderno.




Assista também a nova versão do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Yq3IkQoX5_I&playnext=1&list=PL3375820A90243E68

domingo, 8 de maio de 2011

Brasil é o 3º país que mais usa o Twitter.


Divulgada pesquisa realizada pela comScore, mostrou que o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de maior utilização dos serviços do microblog Twitter, com 23,7% de penetração. A Holanda, em primeiro, tem uma representação excepcionalmente elevada entre os sites de rede social, com 26,7%. Mais do que um em cada quatro internautas holandêses visita este site no mês.

O Japão, em terceiro, fica com 26,6%, seguido da Indonésia (22%), Venezuela (21%), Canadá (18%), Argentina (18%), Turquia (16,6%), Filipinas (16,1%) e Cingapura (16%).

A pesquisa foi feita no mês de março com usuários maiores de 15 anos que acessam a internet de casa ou do trabalho.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Criado game gratuito sobre a morte de Osama Bin Laden.


A Kuma Games, um estúdio independente de jogos, anunciou o lançamento de um título que promete contar a história de Osama Bin Laden. Trata-se do 107º episódio do jogo Kuma War. Esta série conta casos de guerras, e promete ser encerrada com a morte de Bin Laden. Outros casos, como o da captura do terrorista Saddam Hussein, já foram presenciados no game.

O CEO da Kuma Games, Keith Halper, acredita que o capítulo será o desfecho perfeito para o game: “Vendo os 106 episódios de Kuma War, até parecia que a história era sem fim. (...) Mas não podíamos parar de produzir os capítulos sem ter um grande acontecimento final”, explicou Halper, em entrevista ao site Kotaku.

O episódio 107 de Kuma War deve ser lançado no próximo sábado (07/05). É possível baixar o game gratuitamente através do site oficial http://www.kumawar.com/


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crie seu próprio aplicativo para o Facebook


O Facebook, a rede social que está conquistando os brasileiros, agora permite que você crie seu próprio aplicativo. Criar um novo aplicativo é bem simples. Você apenas deve seguir 5 passos do Quotes Creator, desenvolvido pela My Social Software.

Acesse http://apps.facebook.com/quotescreator/step0.php?ref=redirect&title

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual a origem da palavra tempo?

A palavra tempo tem origem no latim. Ela é derivada de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc. Os latinos usavam aevum para designar a maior duração, o tempo. A palavra idade, por exemplo, surgiu de aetatis, uma derivação de aevum.

Administre melhor seu tempo durante o seu dia. Planeje suas tarefas por prioridades e defina suas metas a curto, médio e longo prazo.

Crie fotografias 3D com a ajuda do site Online 3D Photo Maker.


Atualmente, a grande febre do momento são as filmagens e fotografias em três dimensões. A criatividade já não tem mais limite, e desde animações digitais até filmes com atores de verdade, passando por transmissões de jogos de futebol e fotografias comuns, tudo isto já pode ser exibido em 3D.

Para que você também possa realizar suas próprias criações 3D, já existe um site que pode lhe ajudar a desenvolver fotos com o efeito tridimensional. Trata-se do Online 3D Photo Maker, um site que facilita o seu trabalho e cria fotos interessantíssimas.

Acesse http://www.make3dphotos.com/

Divirta-se!

terça-feira, 3 de maio de 2011

UOL entrega Top of Mind Internet

O portal UOL, em parceria com o DataFolha, revelou nesta terça-feira, 3, as marcas mais lembradas pelos internautas em 25 categorias, sendo 21 de produtos e serviços e quatro Tops especiais. A quinta edição da pesquisa apontou um seleto grupo de empresas que apareceram na primeira posição em todos os anos.
São elas Nike, Visa, Fiat (sendo três vezes em empate técnico com a Volkswagen), Skol, Coca-Cola, Mc Donald´s, Net (antiga vencedora isolada e que neste ano dividiu a liderança com a Sky), Americanas, LG, Sony e Brastemp. Além disso, a Nestlé é a mais lembrada desde 2010, quando a categoria fabricante de alimentos passou a figurar na pesquisa.
O levantamento deste ano também apresentou dois desempates. O Itaú deixou o Bradesco em segundo lugar e passou a ocupar a liderança entre os bancos, enquanto a Tam fez o mesmo com a Gol. Um dado curioso na categoria companhia aérea se refere à extinta Vasp. A empresa foi citada pela primeira vez em cinco anos de trabalhos.

Nos Tops especiais o destaque ficou por conta do Bradesco, vencedor em Top Lan House, que computa menções de pessoas que acessam a internet em lan houses, e Top Teen, que inclui o público entre 14 e 19 anos. Já no Top Feminino deu Natura, enquanto no Top Heavy (de pessoas que acessam a internet todos os dias no mesmo local) a Net foi a primeira.

O DataFolha entrevistou 2029 pessoas a partir dos 14 anos de idade que usam internet pelo menos três vezes por semana. A pesquisa aconteceu entre 17 e 19 de janeiro de 2011, nas cidades de Belo horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira a lista completa de vencedores:
Artigo esportivo: Nike
Computador e Notebook: Dell
Operadora de celular: Oi
Aparelho de celular: Nokia
Banco: Itaú
Plano de saúde: Unimed
Cartão de crédito: Visa
Companhia de seguro: Porto Seguro
Automóvel: Fiat
Companhia aérea: Tam
Cerveja: Skol
Lanchonete: Mc Donald´s
Refrigerante: Coca-Cola
Fabricante de alimentos: Nestlé
E-commerce: Americanas
TV por assinatura: Net e Sky
Produtos de higiene pessoal: Colgate
Produtos de beleza: Natura
Refrigerador: Brastemp
Câmera digital: Sony
TV: LG
Tops Especiais
Top Teen: Bradesco
Top Feminino: Natura
Top Heavy: Net
Top Lan House: Bradesco

Japoneses criam beijo à distância

Um aparelho grava os movimentos da língua de uma das pessoas e reproduz no equipamento colocado na boca do outro.

O Laboratório Kajimoto da Universidade Japonesa de Comunicações Eletrônicas criou um equipamento que permite que as pessoas se beijem a distância, segundo informações divulgadas pelo site TekSapo.  

O aparelho é colocado na boca de uma das pessoas e o software integrado ao equipamento grava os movimentos feitos com a língua. Então, ele reproduz, à distância, para o outro equipamento idêntico colocado na boca do outro indivíduo. Dessa forma, cada um pode sentir os movimentos da língua sem precisar trocar fluidos.  

Os autores do projeto estão entusiasmados com o invento, mas admitem que ainda falta muito trabalho a fazer para conseguir recriar os outros elementos essenciais do beijo. O objetivo é incluir sabor, respiração e a textura da língua.

A ideia é que no futuro a empresa venda aparelhos com beijos de pessoas famosas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como usar informações para aumentar lucros, reduzir custos e gerenciar riscos.

Descubra quais ferramentas podem ajudar as empresas a analisar desafios e oportunidades, otimizar negócios e responder a novas demandas

As informações são hoje o vetor de uma das mais importantes revoluções da sociedade, a qual está saindo de uma era marcada pela automação para um momento baseado na inteligência analítica. Nas empresas, essa ruptura exige que os executivos e os profissionais em geral tomem decisões cada vez mais rápidas, baseadas em uma quantidade crescente de dados, para atender às necessidades de um mercado que muda em uma velocidade nunca vista.

Com base nisso, surge um novo conjunto de ferramentas tecnológicas de business analytics (análise de negócios) voltadas a suprir essa demanda das empresas de, a partir das informações que circulam pela organização e fora dela, analisar desafios e oportunidades, otimizar os negócios e responder às novas demandas de mercado de forma ágil.





O que queremos que seja mais visto no mundo: soluções inteligentes.  
O mundo vive um momento novo. Nossos sistemas estão se tornando mais inteligentes. O que significa que nossas estradas podem ser menos congestionadas; nossos alimentos podem ser rastreados e mais seguros; nossa água pode ser mais limpa e acessível; nosso sistema de saúde pode ser mais eficiente e mais barato. Líderes de empresas e instituições em toda parte querem transformar a maneira como o mundo funciona. Presente em mais de 150 países, a IBM oferece soluções e tecnologia para que essas mudanças aconteçam.